Notícias Gerais

Lançado oficialmente o serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em Videira

Encaminhamentos às famílias acolhedoras são autorizados pelo poder judiciário

Foto: Jornalismo Rádio Videira

Foi lançado na noite de terça-feira (23) na Câmara de Vereadores o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, que é a guarda provisória de crianças ou adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. A família acolhedora é uma pessoa ou família previamente cadastrada e capacitada, que se coloca à disposição para receber as crianças ou adolescentes por um determinado período, que pode variar de acordo com cada caso.


De acordo com a diretora do Departamento de Ação Social de Videira, Rosemari da Silva Neto, para incluir o serviço, Videira trabalha desde o ano passado com capacitações e busca por informações através de visitas a municípios que já oferecem esse serviço. Ela destaca que as famílias dispostas a se cadastrarem também passam por capacitação para receber os acolhidos e lembra que os encaminhamentos às famílias acolhedoras são autorizados pelo poder judiciário, através de um termo de guarda provisória, que determina quais casos serão encaminhados e o tempo que cada um ficará sob os cuidados da família acolhedora, até que o processo judicial seja concluído.

Entre as exigências para cadastrar-se como família acolhedora estão: ter idade superior a 24 anos, ter disponibilidade de tempo, residir no município há pelo menos dois anos, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção e não manifestar interesse na adoção de crianças e adolescentes participante do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.

Fonte: Jornalismo Rádio Videira