sexta-feira, 5 de julho de 2019

Frio deve ser ainda mais intenso no fim de semana, com mínima podendo chegar a -7°C


A intensa massa de ar frio ainda deve permanecer por mais alguns dias em Santa Catarina. As baixas temperaturas promoveram um show de belas paisagens na madrugada desta sexta-feira, dia 5. Em Urupema, onde os termômetros tiveram a marca mais baixa do estado, de -4,3ºC, houve formação de sincelo no Morro das Torres. De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de um fim de semana com frio intenso.

 O sincelo é um fenômeno meteorológico que ocorre em situações de nevoeiro aliados a temperaturas negativas e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando elas entram em contato com a superfície.

 Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram. Gilsânia Cruz, o frio deve ser ainda mais intenso na madrugada de domingo, dia 7. A temperatura mínima fica próxima de 0°C no período noturno e amanhecer, podendo chegar a -7°C nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra), especialmente na madrugada de domingo. No período noturno e amanhecer, condição de geada ampla nas áreas altas do estado e também sincelo. Há pequena chance de neve isolada na Serra catarinense na noite desta sexta-feira, dia 5, e madrugada de sábado, 6.


Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil repassou orientações aos municípios recomendando atenção especial com a população mais vulnerável, a exemplo de crianças, idosos ou pessoas em situação de rua. Abrigos foram abertos em diversos pontos do estado e diversas ações realizadas.


 O monitoramento meteorológico da Defesa Civil é realizado 24 horas por dia. Todas as informações, avisos e alertas estão disponíveis no site do órgão, redes sociais e mensagens de texto SMS.

Fonte: Rádio Tropical FM
Mais Notícias