quinta-feira, 11 de julho de 2019

Estudantes de SC visitam a Nasa


Um grupo de quatro estudantes e três professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) visitaram nesta terça-feira a NASA, agência espacial norte-americana, localizada em Cabo Canaveral, na Flórida.

A oportunidade surgiu após um experimento desenvolvido pela equipe do Ensino Médio técnico integrado em Informática, do IFSC de Xanxerê, ter vencido a competição Garatéa-ISS, dento do Programa de Experimentos Espaciais de Estudantes.

O projeto “Capilaridade versus gravidade no processo de filtração”, que consiste num processo de filtragem de água não por gravidade, mas sim de baixo para cima, numa troca de espaço como o ar, foi escolhido para ser levado ao espaço. Ele foi baseado na moringa, filtro de barro brasileiro.

O protótipo desenvolvido pela equipe é um tubo de 12 centímetros com carvão, algodão, um tubo de pvc e a parte líquida, com azul de metileno.

O projeto foi escolhido entre 4,2 mil estudantes, de 172 escolas. Numa primeira etapa foram selecionados 61 experimentos e, posteriormente, três foram para a final.

- Nosso experimento era para ter sido lançado hoje ao espaço, mas devido a más condições climáticas foi adiado. A experiência e o intercâmbio tem sido muito bons. Também fizemos a apresentação do nosso trabalho junto com outras 20 escolas, a maioria dos Estados Unidos e Canadá, e somente nós representando o Brasil – disse o professor de matemática Daniel Ecco, um dos orientadores do projeto, junto com os professores Andreia Weber e Victor Bernardes, de Química.

Os alunos que desenvolveram o projeto foram: Roberta Debortoli, Renata Müller, Ricardo Cenci e Isabela Battistella. Eles chegaram nos Estados Unidos no dia 27 de junho e retornam para o Brasil nesta quarta-feira, chegando na quinta-feira. O lançamento do protótipo foi transferido para o final do mês.



Fonte: DC
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil