terça-feira, 9 de julho de 2019

Designer velosense cria animação para sensibilizar sobre a importância da castração de animais


A  já formada  Designer, Samara de Pieri, de 22 anos, publicou em suas redes sociais nesta semana, o vídeo resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso na graduação em Design, pela Unoesc, Campus de Videira, realizado no final do ano passado (2018).

Apesar de ter feito sua apresentação já há alguns meses, Samara decidiu tornar público o seu trabalho somente agora nas redes sociais.

Na postagem, a jovem de Salto Veloso, destaca que resolveu divulgar o trabalho por ser um assunto extremamente importante e que precisa de mais notoriedade por parte das pessoas e poderes públicos municipais.

Segundo ela, muitos vezes o problema da superpopulação animal é ignorado, mas ele existe em todas as cidades. Por isso, além da importância da castração, também é preciso chamar a atenção para o não abandono, a guarda responsável e também a adoção de animais abandonados.

Samara de Pieri destaca que ao contrário do que muitas pessoas pensam, a castração não prejudica o animal, e sim traz muitos benefícios.

Além de aumentar a expectativa de vida do animal, previne muitas doenças e principalmente ninhadas não-desejadas, diminuindo assim o número de animais nas ruas hoje.

As estimativas são alarmantes. Conforme o vídeo, apenas 1 casal de cães, pode gerar em até 6 anos mais de 70 mil dependentes.

“Arte não dá dinheiro”

Samara conversou com a reportagem da Rádio Tropical e destacou a sua paixão pela arte desde a infância.

“Desde pequena sempre gostei muito de desenhar, de fazer arte, de botar a mão na massa, no ensino médio foi onde descobri que eu queria trabalhar com isso algum dia”, explica.

No entanto, haviam alguns entraves no desejo de Samara, um deles as constantes afirmações de que arte não dava dinheiro, e que ilustrar não era profissão.

A jovem, porém, não desistiu e pesquisando sobre o mercado profissional descobriu que ilustrar era coisa séria e que havia espaço para isso.

“A ilustração abre caminhos para muitas discussões e que realmente pode fazer a diferença, e sim, dá dinheiro, como qualquer outra profissão. Foi durante o TCC que eu decidi começar a trabalhar com isso”, complementa.

Ligação com a causa animal

Segundo a designer e ilustradora, a causa animal sempre teve uma importância muito grande em sua vida.

“É um tema que me sensibiliza demais. Sou apaixonada por animais, especialmente cães e gatos. Desde pequena eu choro em todos os filmes que tinham animais”, brinca a jovem velosense.

Por esses motivos, quando começou a pensar no Trabalho de Conclusão de Curso, já tinha definido que seria sobre animais.

“Queria fazer algo que ajudasse de alguma forma os animais e as ONGs que trabalham com eles. Falando com a Karine Kiatkoski, da causa animal de Videira, uma das maiores ativistas da proteção animal catarinense e uma das pessoas mais incríveis que conheço, ela me deu a ideia de abordar o tema da castração, pois é a maior solução para os problemas da causa animal que precisa urgentemente ganhar mais destaque”

Samara dedicou o seu trabalho a Karine e a todos os protetores pois, segundo ela, as ONGs enfrentam vários problemas, muitas vezes com pouca ou nada de ajuda dos poderes públicos.

 “Então uni duas coisas que amo para transformar em algo para dar destaque a esse assunto tão relevante, e também, divulgar que a arte e o design fazem a diferença”, finaliza Samara de Pieri.

Sobre o curso

A criatividade e a inovação são palavras que estão sempre presentes no curso de Design da Unoesc.  Os alunos projetam novos produtos sempre pensando no desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental.  O curso habilita o profissional para trabalhar no desenvolvimento de objetos, móveis, automóveis, marcas, embalagens, moda, website, entre outros.  O designer absorve as informações que recebe e cria uma identidade para o seu trabalho, comunicando visualmente o resultado final. Ele expressa suas ideias por meio das imagens dos produtos que cria. 

MERCADO DE TRABALHO

As possibilidades de atuação do designer formado na Unoesc são muitas.  A formação multidisciplinar permite que o estudante saia habilitado para trabalhar com design gráfico e de produtos, identifique, planeje, desenvolva e gerencie projetos. Possibilita também, a atuação em escritórios de design, direção de arte, produtoras e, ainda, gerenciar o próprio negócio.

Um pouco sobre o trabalho de Samara de Pieri: 
https://www.instagram.com/ailurasamara/
https://www.artstation.com/ailura

LINK DA ANIMAÇÃO NO YOUTUBE:
https://youtu.be/c9v9tCNFPrc

Versão inglês: https://youtu.be/ZH-pUZ1Q7ro

Fonte: Rádio Tropical FM
Mais Notícias