sexta-feira, 5 de julho de 2019

Carros apresentam problemas típicos no inverno

Saiba como evitá-los


Durante o inverno, alguns carros tendem a apresentar problemas por conta das baixas temperaturas Esses imprevistos podem ser resolvidos facilmente com alguns cuidados e manutenções preventivas.

Geralmente você acaba saindo já com pressa, e da a partida e sai. É importante saber que o carro está frio e é bom esperar pelo menos 1 minuto para sair. O reservatório de partida a frio para veículos flex ou etanol deve estar sempre cheio, de preferência com gasolina aditivada, essa gasolina é injetada no momento da partida, facilitando o início de funcionamento do motor e evitando as partidas em sequência. Normalmente, elas danificam as baterias a médio e longo prazo.

Bateria: O componente também tende a ser mais exigido nos dias frios, principalmente quando os motoristas esquecem de completar a gasolina do reservatório de partida a frio. Caso o veículo apresente partida pesada e oscilação muito forte no painel de instrumentos, procure um autoelétrico para conferir o estado da bateria

Óleo: verifique sempre o nível dele no motor e utilize um produto com a composição de viscosidade especificada pela montadora para o modelo do seu carro. Nos dias frios, óleos mais grossos têm dificuldade em circular pelas galerias. Isso pode provocar as famosas “batidas de tuchos”.

Desembaçador: Verifique o sistema de desembaçamento do vidro traseiro e os de ventilação, de modo a garantir visibilidade total nos vidros. Se o para-brisa embaçar, ligue o ar-condicionado em uma temperatura baixa e posicione o seletor em direção ao vidro. Isso ajuda a eliminar a condensação.

Palhetas limpadoras: Utilize a água do limpador de para-brisa para ajudar na retirada de orvalho do vidro. Vale a pena completar o reservatório com frequência e adicionar uma pequena quantidade de detergente neutro, que ajuda na limpeza.  O motorista também deve verificar a situação das palhetas limpadoras, que podem ressecar por causa do frio.


Para dirigir com conforto em dias frios, o condutor deve acionar o sistema de aquecimento do carro. Também é necessário verificar se a água do sistema de arrefecimento do motor está no nível correto e sem vazamentos. Além de ser responsável por baixar a temperatura do motor, esse líquido responde pelo aquecimento do ar interno.

Fonte: Rádio Vitória
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil