Notícias Gerais

Videira – Famílias que ocupavam área próxima à antiga ferrovia são retiradas das casas em Videira


A Justiça Federal de Caçador cumpriu nesta segunda-feira (24), uma ação de reintegração de posse de terrenos na Rua  Dionísio Locatelli no bairro Farroupilha, em Videira.

O terreno pertence à rede Ferroviária Federal e administrado pela empresa Rumo Malha Sul SA. No local existem três casas que eram ocupadas por famílias há vários anos. Por conta da decisão, as famílias saíram das residências.

A medida judicial previa também a demolição das casas, mas devido a elas serem de propriedades da União, isso não foi possível. Máquinas e caminhões foram até o local para dar início à demolição, que acabou sendo suspensa e apenas as famílias foram retiradas.

Na manhã de hoje uma decisão parecida foi executada nas proximidades do Sesi, em terreno da rede, mas as casas já haviam sido demolidas.

Ainda no bairro farroupilha, outras ações tramitam na justiça federal e outras casas construídas em terreno da rede, podem ser retiradas do local no futuro. Em outros municípios decisões semelhantes também já foram executadas.

Segundo o oficial de justiça que apresentou a ordem de reintegração de posse, os moradores já haviam sido notificados para deixarem as casas e hoje tiveram que retirar seus pertences.

Ele lembra ainda que as casas não respeitavam a distância exigida da faixa de domínio dos trilhos que é de 25 metros para cada lado da linha férrea.

Fonte: Rádio Tropical FM