segunda-feira, 3 de junho de 2019

Três entre 6 municípios da região tem doses da vacina da gripe ainda disponíveis


Um levantamento de informações realizado pela reportagem da Rádio Tropical FM na manhã de hoje aponta que entre os principais municípios de abrangência da emissora, apenas três ainda tem vacinas da gripe disponíveis para a população.

Em Arroio Trinta, conforme a responsável pela sala de vacinas, Odete Deitos, ainda na última quinta-feira, a campanha de vacinação já havia ultrapassado os 90%. Sobraram cerca de 60 doses que estão distribuídas à população. Até o fechamento dessa matéria ainda havia doses disponíveis em Arroio Trinta

O município de Salto Veloso também tem doses disponíveis da vacina contra a gripe para a população em geral. Conforme Fabiana da Silva, após o encerramento da campanha, restaram 60 doses.

No entanto, ressalta Fabiana, hoje a tarde não haverá atendimento na sala de vacinas porque os profissionais vão imunizar os pacientes acamados. A população interessada pode buscar a vacina amanhã, a partir das 07h30 no posto de saúde.

O município de Água Doce não conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da saúde, e vacinou apenas 79% do público algo.

Conforme a secretária de saúde, Marli Guerreiro, sobraram 100 doses que estão à disposição da população. O horário de atendimento da sala de vacinas é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Em Ibicaré, conforme a enfermeira responsável pela sala de vacinas, Greici Kelly Hoffelder Besen, no geral foi alcançado 97% do público alvo estimado pelo Ministério da Saúde. Sobraram cerca de 40 doses, que já foram aplicadas na população em geral.

Macieira teve o maior índice de vacinação na região, com 109% da estimativa. No entanto, segundo informações da secretaria de saúde, a gerência regional de saúde ainda não informou sobre a liberação da vacina para a população.

A secretaria fez apenas a reserva da 2ª dose que deve ser aplicada nas crianças.

Em Treze Tílias, a campanha atingiu 100% do público alvo da campanha

Conforme a responsável pela vigilância Epidemiológica Karoline Hartmann Cesa, foram aplicadas ao todo 1.733 doses da vacina contra a gripe, o que representou 100,12% do público estimado pelo Ministério de Saúde.

O grupo das crianças de até 6 anos incompletos foi o que teve o maior índice de cobertura vacinal, 119,89%, seguido dos trabalhadores da saúde, com 115%, idosos 97,95%, gestantes 90,2%, puérperas e professores ambos com 75% e por fim, os pacientes com comorbidades tiveram o menor índice de cobertura vacinal, com 63,98%.

O secretário de saúde, Alcir de Rós, explica que mesmo que com o alto índice de cobertura vacinal, sobraram cerca de 100 doses da vacina para serem distribuídas para a população em geral.

No entanto, na primeira hora da manhã a procura pela vacina já foi alta e todas as doses foram aplicadas. A campanha está assim, finalizada em Treze Tílias.

Fonte: Rádio Tropical FM
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil