domingo, 2 de junho de 2019

SC tem centenas de desabrigados e desalojados por causa das chuvas


Relatório do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres divulgado neste sábado (1º) pelo governo do estado diz que 12.693 pessoas foram atingidas pelas chuvas deste quinta-feira (31), sendo que 199 estão desabrigadas e 494 precisaram deixar suas casas e estão com parentes ou amigos.

Os dados foram atualizados às 8h deste sábado. Em todo o estado, 58 municípios tiveram ocorrências, número maior em relação ao último relatório. Há registros de microexplosão, alagamentos, chuva de granizo, deslizamentos, enxurradas e inundações.

Norte

A prefeitura de São Bento do Sul decretou situação de emergência na sexta. A cidade do Norte do estado teve deslizamento de terra e alagamentos. Um muro caiu em duas casas e comprometeu as estruturas na manhã de sexta. Durante a tarde, a Defesa Civil interditou três casas. Outras duas foram interditadas parcialmente, por risco de desabarem caso houvesse novos deslizamentos.

Em outra região da cidade, 78 moradores do bairro Serra Alta foram levados para um abrigo depois que a água tomou conta das casas onde moram. Segundo a Defesa Civil, na manhã deste sábado algumas famílias já estavam voltando para as residências.

Mafra também teve desabrigados: 45 pessoas saíram de casa porque o Rio Negro subiu mais de oito metros. De acordo com a Defesa Civil, a situação está sob controle e, por enquanto, não há risco de a água atingir outras casas, mesmo que ainda esteja subindo.

Em Rio Negrinho, o rio que corta a cidade está quase seis metros acima do normal. A Defesa Civil diz que a região mais atingida é o Centro, que continua alagado. Não há registros de desabrigados.

Outras cidades com prejuízos foram Corupá, Três Barras, Itaiópolis e Papanduva.

Vale do Itajaí

Em Rio do Sul, a situação neste sábado é mais tranquila. Um abrigo montado na cidade, no bairro Aliança, es~tao 14 famílias. Desde sexta, o número de abrigos diminuiu de seis para quatro. Algumas famílias já começam a voltar para suas casas para começar a limpeza.


Oeste

Na sexta, municípios da região Oeste passaram por limpeza depois do vendaval e das fortes chuvas de quinta-feira (30). Houve queda de barreira na SC-453 em Luzerna, que só foi liberada na manhã deste sábado.

Em Irani, as comunidades Vista Alegre e Casa Grande estão isoladas por causa da inundação do Rio Jacutinga.

Veja abaixo a lista dos municípios
Porto União
Canoinhas
Peritiba
Garuva
Irani
Jardinópolis
Timbó
Entre Rios
Xanxerê
Ponte Serrada
Faxinal dos Guedes
Joinville
Gaspar
Irineópolis
Bela Vista do Toldo
São Miguel do Oeste
Paraíso
Capinzal
Mafra
Orleans
Passos Maia
Balneário Rincão (24)
Lauro Muller
Forquilhinha
Timbé do Sul
Sombrio
Bandeirante
Passos Maia
Palmitos
Rio do Sul
Lontras
Agronômica
Turvo
Blumenau
Nova Trento
Morro da Fumaça
Major Vieira
São Bento do Sul
Imbituba
Caçador
Ascurra
Bom Retiro
Rio Negrinho
Arroio Trinta
Fraiburgo
Iomerê
Lebon Régis
Macieira
Rio das Antas
Salto Veloso
Timbó Grande
Videira
São Ludgero
Três Barras
Papanduva
Bom Jesus
Major Gercino
Passo de Torres
Luzerna

Fonte: G1 SC
Mais Notícias