Notícias Gerais

Homem usava granada capaz de destruir blindados para apoiar porta de galinheiro


Fazendeiro de Alegrete, no Rio Grande do Sul, usou por quatro anos uma granada para segurar a porta de seu galinheiro. Cléber Valmir Flores havia encontrado a peça em sua propriedade há mais de dez anos e não sabia o que era o artefato. “Tinha que colocar alguma coisa para escorar, aí botei aquela que era pesada”, contou. O fato ocorreu em 2017.

A peça, capaz de destruir blindados, foi transportada por Cléber em seu próprio carro. Seu cunhado Amilton Araújo Silva, que já tinha servido ao Exército, foi quem desconfiou da peça e chamou os militares.

“Eu já tinha servido ao Exército. Procurei tirar ela, colocar num lugar mais seguro e procurar o Exército, pra consumir com ela. Porque algum dia poderia acontecer algum problema”, disse Amilton. Pesando cerca de 5 kg, a granada foi destruída no começo de maio pelo Exército.

Segundo os especialistas, o artefato era usado como munição de tanques de guerra. “É uma granada provavelmente de artilharia e ela estava muito oxidada, sem as inscrições visíveis do lote ou do ano de fabricação”, explicou Luis Sérgio da Costa Souto, comandante do 10º Batalhão Logístico de Alegrete.


Fonte: Rádio Catarinense