sexta-feira, 14 de junho de 2019

Coração de ponteserradense é transplantado em idoso de 61 anos

Motociclista Sidinei Marcelo de Oliveira morreu uma semana depois de acidente em Chapecó


O coração do ponteserradense Sidinei Marcelo de Oliveira, de 40 anos, foi transportado na tarde desta quinta-feira, dia 13, de Chapecó para Blumenau por um avião e pelo Helicóptero Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros. Todo o procedimento foi acompanhado por dois médicos da SC Transplantes, responsável pelas operações no estado. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o receptor é um idoso de 61 anos.

Débora Catarina Bernardi, prima de Sidinei comentou em uma rede social sobre a partida do amigo e familiar:

  Seu coração que era muito grande e feliz vai continuar vivo. Sua partida irá mudar a vida de todos os outros que receberão os demais órgãos. Que estas pessoas vivam com a mesma alegria que você viveu, meu primo querido”

O prazo para que o coração chegasse ao receptor era de até quatro horas. O órgão foi levado por um avião até o Aeroporto Quero Quero, onde foi apanhado pelo Arcanjo e conduzido até o Hospital Santa Isabel. Toda a operação de transporte durou aproximadamente 50 minutos.

“O tempo para que um órgão como um coração seja transplantado é um dos mais complexos, pois é um dos mais curtos. Existem órgãos que têm prazos de até 24 horas. Por isso, o trabalho da equipe foi excelente tendo em vista o tempo que levou, afinal, tudo foi muito ágil”, destacou o capitão Hugo Manfrin, integrante da equipe do Arcanjo, ao NSC Total.

Ele também disse que a emoção é grande em fazer parte de um momento assim, que salva e redesenha vidas. “Nós não temos contato com as pessoas que recebem o órgão. Apesar disso, quando nós recebemos uma caixa escrita ‘coração’, tudo fica muito mais emocionante, afinal, estamos ajudando as pessoas a terem uma segunda chance de viver”, completou.

Sidinei teve morte cerebral e a família decidiu doar os órgãos. O corpo do motociclista, que se envolveu em um acidente na semana passada em Chapecó, será sepultado às 10 horas desta sexta-feira, dia 14, em Ponte Serrada.


Com informações de Oeste Mais.


Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil