quarta-feira, 26 de junho de 2019

Arrancadão de Jericos vai movimentar Festa Julina em Iomerê

Festividades acontecem de 19 a 21 de julho


Criado em 2006 por um grupo de amigos iomerenses denominado Animarê Fest Show, o Arrancadão de Jericos, que desde 2013 também faz parte da programação da Festa Julina de Iomerê, é sucesso garantido nas 9 edições já realizadas. Em 2019, para a 10ª edição, a expectativa e os preparativos não são diferentes. A Prefeitura, por meio da CCO e organizadores da competição ajustam os últimos detalhes para receber jeriqueiros de toda a região. As disputas acontecem no dia 21 de julho, último dia das festividades do aniversário e da Festa Julina de Iomerê.

O ARRANCADÃO DE JERICOS

O Arrancadão é um evento único no Brasil com estas características. Foi criado para valorizar um dos veículos mais utilizados pelos agricultores, nas lidas diárias. Além disso, simboliza a categoria que teve participação decisiva na criação do município de Iomerê. Fabricado a partir de um chassi de caminhonete e motor estacionário, o Jerico desenvolve velocidade máxima de 40 km/h, podendo variar de acordo com cada categoria.

Muito difundido pela região, os jericos são veículos de fácil fabricação e que muitas vezes fazem o papel de tratores, plantações adentro. Cada modelo, geralmente fabricado pelo seu dono, reúne características muito próprias do serviço ao qual se presta. Eles contam com motor geralmente a diesel e desenvolvem baixa velocidade, porque são direcionados à força.  Apesar da baixa velocidade que os jericos desenvolvem, todas as medidas de segurança são tomadas para a segurança do evento e todos os pilotos atendem as regras que são estabelecidas no regulamento da competição.

Cada competidor faz sua disputa de um lado da pista separada por um canteiro. A prova é realizada “morro acima” que é para mostrar que eles são veículos de grande força. O Arrancadão de Jerico é dividido em 3 categorias: um pistão, dois pistões e força livre. A recepção aos jeriqueiros começa as 10h30, do domingo, 21 de julho. O início das competições está previsto para as 13h na rua São Luiz em frente a Igreja Matriz.

Além do Arrancadão de Jericos, a 34ª Festa Julina de Iomerê que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de julho em comemoração ao 24° aniversário do município conta com a seguinte programação: Na sexta-feira, dia 19, a dupla Lucas & Felipe sobe ao palco às 20h30, logo após o cerimonial de abertura, antecedendo ao show de Breno & Caio Cesar, marcado para às 22h30. No sábado – dia 20, será a vez da cantora Paula Machado embalar o público, a partir das 20h30, antecedendo ao tradicional show pirotécnico e ao show da dupla Guilherme e Santiago, marcado para às 23h00. Já no domingo – dia 21, é o tradicionalismo gaúcho que estará em evidencia no show do Grupo Chiquito &Bordoneio, às 17h30. A programação ainda conta com o Encontro de carros antigos,passeio do Jeep Club Videira, apresentação de manobras do Cachorrão Moto Show e o almoço da Família Iomerense.


Com informações de Facto Imagens e Textos

Fonte: Rádio Vitória 
Mais Notícias