sexta-feira, 17 de maio de 2019

Treze Tílias tem propriedade referência na produção de leite à base de pasto


A propriedade da Família Mazetto, na Linha Mazetto, interior de Treze Tílias, tem 11 hectares e conta com um plantel de 46 animais, com 30 vacas da racha Jersey em lactação.

 A produtora Luciana Mazetto, diz que a atividade na bovinocultura de leite uma tradição na família. Luciana conta que a produção de leite já iniciou com os pais e, agora ela, e o irmão Marcos estão sucedendo os pais na propriedade.

Com base nos resultados alcançados, intenção dos Mazetto é ampliar o plantel e melhorar a produção. A atividade leiteira na propriedade é a base de pasto, com sistemas de piqueteamento, fertirrigação e sobressemeadura.

Na última quarta-feira, dia 15, a propriedade dos Mazetto, serviu de referência para uma Tarde de Campo promovida pela Epagri.

O evento reuniu em torno de 50 pessoas da região, entre produtores e técnicos da Epagri. A tarde de campo contou com a participação do coordenador estadual de pecuária da Epagri, Carlos Mader, além de extensionistas da Epagri das cidades de Ibicaré, Videira e Herval d’Oeste.

 O engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri de Treze Tílias, Camilo Pegoraro, diz que gostou das atividades e da participação dos produtores, que ficaram atentos nas explicações e informações repassadas pelos técnicos da empresa. 

 As atividades realizadas na Linha Mazetto, foram divididas em quatro estações. Uma destacou as atividades desenvolvidas pela família Mazetto, com dados da propriedade e dos animais. Em outra estação, foram destacados dados sobre a semeadura de pasto perene e sobressemeadura de aveia e azevem.

 Uma estação apresentou informações sobre a importância da qualidade do solo, quesito no qual a propriedade da Família Mazetto é referência, com sistema de pastagem perene e fertirrigação. E a quarta estação teve como foco a qualidade do leite, principalmente sobre as novas normativas que devem entrar em vigor a partir de 1º de junho.

 O coordenador estadual de pecuária da Epagri, Carlos Mader, explica que atividades como essas são importantes e servem para disseminar, informações e tecnologias para mostrar na prática aos produtores, os resultados alcançados a partir das pesquisas desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).




Fonte: Rádio Tropical FM
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil