quinta-feira, 14 de março de 2019

Sul do Brasil supera a Argentina em produção de leite

Foto: Sirli Freitas/Especial/BD

O avanço do leite como importante fonte de renda no campo nos últimos anos, tanto em Santa Catarina, quanto no Rio Grande do Sul e no Paraná levou a Região Sul a superar a produção total da Argentina, país tradicional no setor. De 2000 a 2017, o Sul registrou expansão anual de 6% da produção enquanto a média brasileira cresceu 3,2% e a da Argentina ficou estável. 

Segundo os últimos dados do IBGE, de 2017 o Brasil produziu 33,5 bilhões de litros de leite no ano, a Região Sul liderou com 12 bilhões, seguida pelo Sudeste, que teve resultado um pouco inferior e desde 2014 ficou em segundo lugar no país. A Argentina está com a produção estável. Os últimos dados apontam 10,1 bilhões de litros/ano. O avanço da produção leiteira e tecnologias para melhorar ainda mais o setor serão destaques no Interleite Sul 2019, seminário nos dias 8 e 9 de maio, em Chapecó.


Entre as razões do avanço estão uso de tecnologias, melhoramento genético, associativismo e a cultura regional, diz Marcelo Carvalho, da AgriPoint, organizadora do Interleite. Segundo ele, uma das perguntas é: até quando será possível expandir a produção de leite a uma taxa de 6% ao ano?

Por Estela Benetti

Fonte: NSC TOTAL
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil