segunda-feira, 18 de março de 2019

Romaria ou Caminhada Penitencial à Frei Bruno? Mudança na nomenclatura é questionada

Romaria ou Caminhada Penitencial à Frei Bruno? O cartaz promocional deste grande evento religioso da Igreja Católica, que reúne multidões em Joaçaba todos os anos, gerou surpresa e desagrado para alguns devotos do religioso ligados principalmente a extinta Associação dos Amigos de Frei Bruno. Depois de quase três décadas usando o termo “Romaria”, desde o ano passado a comissão organizadora mudou a nomenclatura para “Caminhada Penitencial”.

“É uma ROMARIA e não caminhada. O nome foi solicitado pelos devotos de Frei Bruno desde 1990, para organizar, propagar e difundir pelos veículos de comunicação  com a devida autorização do saudoso Bispo Dom Henrique Muller e o Páraco local Luís Carlos Bortolozzo” explicou Bruno Pellegrini, devoto do Frei.

Os cartazes até a 27ª edição seguiam o mesmo modelo com uma imagem padrão de Frei Bruno e com a nomenclatura “Romaria” bem estampada. A partir da 28ª começou-se usar o termo “Caminhada”. Devotos que entraram em contato com nossa reportagem acharam estranho a mudança e pedem o retorno do termo, pois temem que pode ocorrer confusão, pois Romaria é algo consolidado na comunidade de Joaçaba.

A Assessoria de Comunicação da Igreja, procurada pela nossa reportagem, disse apenas que a mudança ocorreu em razão de uma orientação que veio do Vaticano, através dos postuladores da causa de beatificação de Frei Bruno.

Na manhã desta segunda-feira (18) a reportagem da Rádio Catarinense manteve contato com o padre Pedro Ângelo, Manchini, pároco da Catedral Santa Terezinha e que faz parte da comissão organizadora do evento. Segundo ele não existe nenhum pronunciamento oficial da Igreja proibindo o uso do termo “Romaria”, tanto é que o próprio bispo Diocesano Dom Mário usou a palavra em alguns momentos na celebração deste domingo, dia 17. “Isso também não impede de se usar “Caminhada” que lembra a dinâmica da Igreja que caminha rumo ao reino de Deus”.  Padre Pedro disse que Romaria é uma nomenclatura que a Igreja usa para expressar devoção em situações em que pessoas se dirijam a Santuários e no caso Joaçaba ainda não tem um local específico. Estuda-se para o futuro um Santuário. Para ele o termo caminhada não fere e não subestima em nada a tradição Romaria.

Seria uma medida de precaução da Igreja Católica, uma vez que o processo de beatificação de Frei Bruno está em andamento.

Abaixo os dois cartazes. Na direita o que foi usado por 27 anos e na esquerda o que foi adotado o ano passado.

Por Marcelo Santos

Fonte: Rádio Catarinense
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil