sexta-feira, 1 de março de 2019

Estudos indicam a existência de nono planeta no Sistema Solar

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, publicaram novos artigos que analisam evidências de um nono planeta no Sistema Solar, chamado Planeta Nove, que ficaria ainda mais distante do que Plutão.
 
Os cientistas Mike Brown e Konstantin Batygin investigam o corpo celeste desde 2016, ano em que anunciaram a possibilidade de sua existência. A primeira avaliação, publicada no The Astronomical Journal em 22 de janeiro, sugere que o agrupamento de objetos no Cinturão de Kuiper – campo de corpos gelados que se encontra além de Netuno – é influenciado pelos puxões gravitacionais de um planeta invisível.
Para tentar comprovar a teoria, Brown e Batygin desenvolveram um método para quantificar a polarização dos corpos celestes em Kuiper e calcularam as chances do agrupamento ser apenas uma hipótese. De acordo com eles, a probabilidade é de 1 em 500. "Esta análise, embora não diga nada diretamente sobre o Planeta Nove, se ele está lá, indica que a hipótese repousa sobre uma base sólida", disse Brown. 
O segundo artigo, chamado "The Planet Nine Hypothesis" (a hipótese do Planeta Nove, em tradução livre), é uma revisão que será publicada na revista Physics Reports. O documento fornece novos modelos de computador da evolução dinâmica do Sistema Solar. 
Fonte: Rádio Tropical FM
Mais Notícias

Previsão do tempo para o Brasil