segunda-feira, 11 de março de 2019

A influência da lua no desenvolvimento de plantas e animais

O assunto gera discussões desde a antiguidade sobre a sua eficácia no cultivo de plantas


Desde a antiguidade que a Lua provoca o imaginário da humanidade, sendo para alguns povos uma fonte de poderes sobrenaturais, que controla a vida humana. No presente, existem comunidades rurais que relatam experiências bem-sucedidas, no aumento de produtividade das práticas agrícolas, ao usarem o saber lunar.

Na produção de alimentos, a influência da lua sobre as plantas é conhecida pelos agricultores desde a antiguidade. É milenar o conhecimento que os chineses detêm, por exemplo, sobre o corte do bambu e madeira: a ser realizado entre lua minguante e a nova, quando o teor de seiva e humidade dentro dos troncos é menor. Usando este conhecimento é possível trabalhar com o ritmo da Natureza e usá-lo em benefício das plantas.


Para esclarecer mitos e verdades sobre o assunto, procuramos o engenheiro agrônomo da Epagri, Charles Seidel, que nos fala sobre os conhecimentos históricos e a influência da lua na agricultura. Ele destaca que desde a década de 20, pesquisadores buscam explicações para o fenômeno e conseguiram comprovar a teoria, descobrindo inclusive que as influências ocorrem diariamente e não apenas na mudança da lua.

Charles lembra que, Maria Thun, pesquisadora alemã da influência lunar sobre a agricultura, descobriu que ocorrem em curtos períodos, diferentes tipos de influência do astro, sobre as plantas. De acordo com a pesquisadora, as interferências lunares sofrem alteração a cada dois ou três dias, agindo deste modo, em diferentes classes de plantas.

De acordo com Charles, as influências ocorrem de maneira geral, sobre quatro diferentes categorias das plantas, sendo: raízes, flores, folhas e frutos. O agrônomo comenta sobre os relatos dos produtores que dizem seguir o calendário lunar, para eles, o resultado é sempre satisfatório quando a lua influencia positivamente no desenvolvimento das plantas.

Por criar divisões em maior número, Charles salienta que o calendário biodinâmico é mais complexo do que o calendário comum, de conhecimento da maior parte da população e dá exemplos.

Fonte: Rádio Vitória AM 
Mais Notícias

Previsão do tempo para o Brasil