Pesquisar em Tílias News

Últimas Notícias

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Uma imagem como você nunca viu: foto exibe Lua e Terra juntas

Depois de quase oito meses em órbita lunar, o satélite chinês DSLWP-B / Longjiang-2 capturou uma visão rara: num clique feito no último domingo (3), foi possível observar a Terra e a face mais distante da Lua, numa mesma imagem.


 
O satélite responsável pela foto foi projetado por estudantes do Instituto de Tecnologia de Harbin (China). As imagens foram capturadas graças a uma webcam simples acoplada ao Longjiang-2. A ideia é que elas fossem enviadas à Terra com a ajuda de uma pequena antena do próprio satélite, mas, como ele está muito distante do nosso planeta, os chineses precisaram uma ajuda extra.

Para concluir a missão, os estudantes contaram com o apoio do telescópio Dwingeloo, que, por possuir uma antena de rádio maior e mais potente, conseguiu fazer o download das fotos. Mas a tarefa não foi tão simples: baixar 16 KB levou quase 20 minutos. No Twitter, Tammo Jan Dijkema, um dos operadores do telescópio, contou que a imagem original, na verdade, mostrava a Lua e a Terra em tons de violeta. “Nós precisamos corrigir as cores da [foto] original”, escreveu.

Fonte: Rádio Tropical FM  

Nenhum comentário: