Pesquisar em Tílias News

Últimas Notícias

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Semana começa com tempo instável

Ao longo do fim de semana uma frente fria passou por Santa Catarina mudando o padrão do tempo e das temperaturas. Essa frente fria, sistema meteorológico associado a chuva já se afastou do nosso Estado, e atrás dela tivemos a aproximação de um sistema de alta pressão, que é o responsável pelas condições do tempo e das temperaturas a partir desta segunda-feira (4) em Santa Catarina.
A Alta Pressão também é conhecida como massa de ar frio e tem seu centro neste momento, onde se encontram as menores temperaturas, lá no litoral do Uruguai. Mesmo estando longe de Santa Catarina, esse sistema vai mexer com o tempo e as temperaturas por aqui.
Centro da massa de ar frio está no Litoral do Uruguai. (Foto: windy.com)

Por conta disso, a segunda-feira (4) começa com céu mais encoberto em todas as regiões catarinenses, mas com o sol aparecendo ao longo do dia entre o Oeste e a Serra.
No restante do estado, como áreas do Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte, teremos influência dos ventos de Sudeste, oriundos do sistema de alta pressão. Isso acaba carregando umidade do mar até as áreas citadas, mantendo as nuvens predominando em boa parte desta segunda e com chuva fraca em momentos do dia. Essa chance de chuva é maior nas primeiras horas da manhã e no final da tarde/início da noite.
As temperaturas também mudam em relação a semana passada. O calorão acabou. Hoje as máximas ficam em torno dos 25 a 28°C em boa parte dos municípios, passando disso só em pontos do Oeste, onde ocorrem as maiores aberturas de sol.
Máximas previstas para a tarde desta segunda-feira (04). (Foto: Reprodução NSC TV)

 

TERÇA-FEIRA SEM MUDANÇAS NO TEMPO


Amanhã ainda vamos ter praticamente as mesmas condições do tempo. O sistema de alta pressão seguirá jogando umidade do mar até áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e parte dos Planaltos, deixando a terça-feira (5) com céu encoberto, pouco sol e chuva em momentos do dia. Atenção que no período da tarde essa chuva pode vir com descargas elétricas em algumas cidades dessas regiões.
Entre o Oeste, Meio-oeste, Serra e Sul, as nuvens ainda devem seguir presentes, mas intercalando com maiores aberturas de sol, com chance bem pequena para chuva.
As temperaturas seguem num padrão mais agradável, com máximas entre 26 e 28°C em boa parte das cidades.

ALERTA NO MAR


O sistema de alta pressão, que comanda o tempo, está posicionado sobre o oceano, mexendo também com as condições do mar. Segunda e terça-feira teremos ondas com picos de 1,5 a 2 metros em praias de mar aberto, com rajadas de vento Sul. Não se aconselha navegação de pequenas embarcações, por conta da agitação marítima.
Por: Bianca Souza - Técnica em Meteorologia
Fonte: Ciram

Nenhum comentário: