Pesquisar em Tílias News

Últimas Notícias

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

NASA divulga fotos de Bennu, asteroide que pode colidir com a Terra

As fotos do asteroide Bennu ficaram ótimas: a NASA divulgou os cliques que a câmera NavCam1 da espaçonave OSIRIS-REx fez do objeto que pode colidir com a Terra. Os registros foram feitos em 17 de janeiro, a 1,6 quilômetros acima da superfície de Bennu.

Lançada em 2016, a OSIRIS-REx tem o objetivo de estudar e coletar amostras do asteroide. O interesse no objeto é grande, já que estudos mostram que, durante sua aproximação à Terra entre os anos 2175 e 2196, ele terá uma chance de 1 em 2.700 de colidir com o planeta. 

A nave chegou a Bennu no início de dezembro de 2018, mas só entrou em sua órbita em janeiro. O asteroide, com apenas 492 metros de diâmetro (a extensão de cinco campos de futebol) e 79 bilhões de quilos, agora é o menor objeto já orbitado por uma espaçonave.

A sonda está atualmente a 91 milhões de quilômetros da Terra e sua pesquisa detalhada de Bennu começará em pouco menos de um mês. O OSIRIS-REx está programado para voar de volta à Terra assim que a amostra for coletada, chegando em 2023.

OUTRA FOTO DO BENNU (FOTO: NASA)

Fonte: GALILEU

Nenhum comentário: