Pesquisar em Tílias News

Últimas Notícias

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Joaçaba: Notificação por transitar sobre rótula em frente a catedral gera debates e indignação

Postagem em redes sociais motivou a polêmica. Prefeitura diz que as multas aplicadas no local serão anuladas.


A foto de uma notificação aplicada a um motorista que passou sobre a área demarcada como rótula, na Avenida Santa Terezinha, em frente a catedral de Joaçaba, viralizou e gerou debates nas redes sociais nas últimas horas.


A imagem mostra a notificação, com a imagem do veículo passando na área e descreve como infração gravíssima por "transitar com o veículo em ilhas, refúgios", gerando 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.




A infração foi constatada através de videomonitoramento da Polícia Militar, que te um convênio com o município de Joaçaba para fiscalizar o trânsito.

Grupos do WhatsApp de Joaçaba e até de municípios da região espalham a imagem como um alerta e alguns participantes expõe indignação com o fato. "Atenção motoristas de Joaçaba! Se vc passar 30cm sobre faixas amarelas na rótula na frente dos Correios (onde tachões foram retirados para facilitar a passagem) vc leva 7 pontos na CNH", alerta uma das mensagens.

Multas serão anuladas

Durante esta manhã a o Portal Éder Luiz entrou em contato com a Diretoria de Trânsito de Joaçaba para tentar maiores informações sobre como ocorre a fiscalização e a infração específica.

De acordo com o Diretor de Trânsito e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Joaçaba, Wilton Werner Zukowski, este tipo de multa procede quando o veículo transita sobre ilha, mini-rotatória ou refúgio para executar movimento de conversão, mas não se autua quando a veículos de grande porte, que transitam parcialmente sobre a mini-rotatória devido a seu raio de giro.

"Pelo fato de que em eventos como o carnaval se retiram os tachões e se permite passar sobre estas demarcações, estas multas geradas serão eliminadas. Pela informação que recebi foram geradas cinco multas neste local, quem as recebeu pode nos procurar na prefeitura que estaremos orientando e auxiliando no procedimento para retirar as multas. Desde já agradecemos a compreensão".


Flagrantes





 
Ainda pela manhã a equipe do Portal esteve no local e em apenas alguns minutos flagramos vários motoristas passando sobre a demarcação.


O espaço no local não é dos maiores e o que se nota é que os motoristas avançam pouco centímetros sobre a demarcação, não totalmente.





 
Fique atento

A infração de trânsito do artigo 193 é a mais extensa do Código de Trânsito Brasileiro, englobando o ato de transitar com o veículo em diversos locais.

Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

Infração - gravíssima;


Penalidade - multa (três vezes).

Fonte: Éder Luiz

Nenhum comentário: