Pesquisar em Tílias News

Últimas Notícias

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Escorpiões são encontrados em residência no centro de Treze Tílias

A informação foi confirmada pela responsável pela vigilância epidemiológica do município, enfermeira Morgana Grade.
De acordo com ela, um morador do centro da cidade informou a agente de saúde que havia encontrado alguns escorpiões em sua residência no último dia 29 de janeiro.
Ele encaminhou dois deles para a vigilância epidemiológica. Morgana explica que foi realizado então o procedimento padrão, que é de encaminhar o material para análise no laboratório da gerência regional de saúde, em Joaçaba.
No dia seguinte já foi encaminhado o resultado, informando que aquele tipo de escorpião não oferece risco para a sociedade, por não ter uma alta carga venenosa.
De acordo com a enfermeira, não é muito comum a presença desse tipo de animal aqui na região, no entanto devido ao às altas temperaturas e também constantes chuvas, muitos animais peçonhentos acabam buscando refúgio em outros lugares.
Acidentes com os animais peçonhentos são mais comuns nos meses de verão, devido ao calor, umidade e período de reprodução. Manter a higiene e limpeza também é fundamental, uma vez que lixo e entulhos podem servir de abrigo para muitos destes animais, além de funcionarem como chamariz para alimentação.
Além dos escorpiões, isso também acontece com ratos, aranhas, cobras, rugas – como é o caso da taturana – entre outros, e por isso é importante que as pessoas fiquem atentas para evitar acidentes.
Morgana explica que caso algum morador se depare com animais peçonhentos mais perigosos, como é o caso do escorpião, se possível faça a captura do animal – desde que não ofereça risco para si – e encaminhe para a secretaria de saúde.

Prevenção


Morgana grade cita que existem várias ações que pode ser adotadas de forma a prevenir acidentes com animais peçonhentos. Confira algumas dicas:

• Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;
• Examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las;
• Afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários;
• Não acumular entulhos e materiais de construção;
• Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede;
• Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;
• Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;
• Manter limpos os locais próximos das casas, jardins, quintais, paióis e celeiros;
• Evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada;
• Limpar terrenos baldios, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas;
• Evitar acúmulo de madeiras e entulhos ao redor de casa;
• Limpeza de lotes, mesmos os que não estão sendo cupados.


Em caso de acidentes com animais peçonhentos, deve-se lavar o local da picada com água e sabão; não fazer torniquete ou garrote, não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida, nem aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecções; levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento adequado em tempo. Se possível capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde.

Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário: