quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Escolas municipais de Ibicaré e Salto Veloso retomam às aulas amanhã

Diferente da rede estadual de ensino e da maioria dos municípios da região, as secretarias de educação de Ibicaré e Salto Veloso confirmaram a volta às aulas para esta semana.

As aulas iniciam nesta quinta-feira (7) nas escolas CMEI Nona Vergínia e CMEB Vereador Avelino Biscaro em Salto Veloso e também na Escola Madre Leontina, em Ibicaré.

Nos municípios de Arroio Trinta, Macieira, Treze Tílias e Água Doce, as aulas iniciam na próxima segunda-feira (11), tanto na rede municipal, quanto na rede estadual de ensino.

Ibicaré

De acordo com a secretária de educação de Ibicaré, Cleusa Cenci, a Escola de Educação Básica Municipal Madre Leontina já está preparada para receber os alunos a partir desta quinta-feira, dia 07.

Cleusa explica que mesmo 2019 tendo menos feriados do que 2018, a secretaria optou por iniciar mais cedo o ano letivo, a fim de disponibilizar mais tempo para a capacitação dos professores, que retornaram ao trabalho no dia 31 de janeiro.

Todos os professores participaram de uma capacitação com a educadora Cláudia Cruz, para tratar da implementação das diretrizes curriculares da educação infantil, que foram elaboradas em conjunto com o colegiado da Associação dos Municípios do Meio Oeste de Santa Catarina (AMMOC).

Sobre o transporte escolar municipal, Cleusa explica que estão sendo ajustados os últimos detalhes com a distribuição dos alunos nas turmas.

Já o transporte intermunicipal, começou no dia 28 de janeiro, para os alunos que já estão em aulas nos cursos técnicos. A prefeitura tem linha regular de ônibus para alunos que frequentam a universidade e cursos técnicos em Joaçaba.

Para os alunos que estudam em outros municípios, como Videira e Campos Novos, é possível fazer a solicitação para o auxílio transporte.

Além disso, destaca Cleusa, o município de Ibicaré disponibiliza transporte para o Ensino de Jovens e Adultos em Treze Tílias e Joaçaba.

De acordo com a secretária, a expectativa para esse ano é do início das obras da nova creche municipal. Cleusa Cenci espera que as obras sejam executadas no menor tempo possível para poder disponibilizar a estrutura o quanto antes para a comunidade.


Salto Veloso

Conforme a secretária de educação de Salto Veloso, Ariane Spagnoli Vigolo, o trabalho com os professores iniciou na semana passada, quando além da recepção, foram realizadas homenagem aos professores que se aposentaram neste ano, Marisa Trento, Nires Getassi e Claudete Debastiani.






A secretária destaca que na 5ª e 6ª feira os professores velosenses participaram da formação pedagógica da Editora Opet, realizada em Treze Tílias e nesta semana eles se dedicam ao planejamento de aulas e também organização das salas.

Ariane destaca que as aulas na rede municipal de ensino iniciam nesta quinta-feira, dia 7. A decisão por antecipar o início das aulas, foi tomada pelo Conselho Municipal de Cultura, que é formado por representantes dos pais, do Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e dos professores.

O objetivo, segundo Ariane, é permitir que o ano letivo também seja encerrado mais cedo no final do ano.

Para este ano também há algumas mudanças na coordenação pedagógica: Juliana Basso Ansilieiro passa a coordenação do Centro Municipal de Educação Básica Vereador Avelino Biscaro, e em seu lugar, no Centro Municipal de Educação Infantil Nona Vergínia, assume a coordenação o professor Alexandre Gatelli.

O transporte escolar municipal já está todo organizado para iniciar amanhã, enquanto o transporte intermunicipal começou já na última segunda-feira (4).


Ariane Spagnoli Vigolo detalha que o município de Salto Veloso oferta transporte para os municípios de Videira e Joaçaba nos turnos matutino e vespertino, para o Colégio Agrícola de Água Doce e também para os alunos que estudam em Caçador e que são levados até Macieira.

Fonte: Rádio Tropical FM 
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil