quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Bombeiros do Batalhão de Joaçaba já estão em Brumadinho

 
Bombeiros do 11º Batalhão de Joaçaba chegaram a Brumadinho/MG na noite desta terça-feira (12) para compor a Força-Tarefa nas buscas por vítimas. A equipe se juntou aos militares do 5º Batalhão de Lages, 3º Batalhão de Blumenau e do 14º Batalhão de Xanxerê.
Desde o dia 30 de janeiro, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, compostas por bombeiros militares, binômios (cães de busca e resgate e tutor bombeiro militar), além de equipamentos específicos, seguem em revezamento nos trabalhos.
Os bombeiros militares catarinenses estão sendo empregados para intervenção em áreas deslizadas, atividade que demanda mais técnica, estratégia, além de muito treinamento. Santa Catarina possui 14 equipes estruturadas e prontas para atuar com equipamentos e métodos específicos. A corporação é referência internacional na atividade e frequentemente é acionada para resposta a eventos críticos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o emprego dessas equipes não prejudica o atendimento em Santa Catarina, que segue normalizado, tanto nas ocorrências, quanto na Operação Veraneio.
Sobre a busca com cães
Até o momento seis cães, da raça Labrador, foram empregados em Minas Gerais. Nesta terceira equipe, a cadela Zaara será conduzida pelo tutor cabo de Souza. A escolha pelos Labradores é por conta do olfato, além do temperamento dócil, entre outros fatores. O treinamento dos animais é feito exclusivamente com feedback positivo, sem nenhum maltrato ao animal e as buscas com o cão assegura que a equipe de intervenção na área deslizada realizará os procedimentos de extração de uma vítima no local correto.
Militares que compõem a terceira Força-Tarefa
Tenente Coronel BM Walter Parizotto
Cabo BM Anselmo Cardoso Filho
1º Tenente BM Rubens José Babel Junior
1º Tenente BM Diego Medeiros Franz
2º Sargento BM Neodir G. Lohmann
Cabo BM Giovane José Giacomini
Cabo BM Carlos Alexandre de Souza
Soldado BM Diego Moreira
Soldado BM Cheine Carnieletto
Soldado BM André Fortuna F. de Souza
Soldado BM Robson Diego Rodrigues
Soldado BM Valmir Roberto Martins Júnior
Cão: Zaara






Fonte: Centro de Comunicação Social - CBMSC
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil