quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Bombeiros do 11º Batalhão de Joaçaba irão para Brumadinho

Equipe com dez bombeiros e um cão viaja para Minas Gerais no próximo dia 12 de fevereiro.



O primeiro-tenente Diego Franz, comandante da terceira companhia de Bombeiros de Capinzal será o responsável pela equipe que viaja para Minas Gerais no próximo dia 12 de fevereiro.  A equipe composta pelo 1º Tenente Franz (Capinzal), Soldado Cheine (Herval D’Oeste) e pelo Soldado Rodrigues (Joaçaba) todos membros da Força Tarefa do 11º BBM, irão se juntar a militares integrantes das Forças Tarefa do 5º Batalhão (Lages), 3º Batalhão(Blumenau) e do 14º Batalhão (Xanxerê).

Uma equipe total com dez bombeiros e um binômio (cão e bombeiro) se deslocarão para Brumadinho em rendimento de uma equipe que estará retornado da missão. A informação foi confirmada pelo tenente ao vivo na Rádio Piratuba FM, ao jornalista, Alison Martins. 


Os militares da 3ª equipe encontram-se nos preparativos dos materiais necessários para que, de forma autônoma, possam permanecer em atuação por até oito dias com suas barracas, pastilhas para purificação de água e rações operacionais para alimentação. Equipamentos e uma infraestrutura com autonomia para os trabalho esta sendo montada, para assim que chegarem ao local, receber orientações e ir a campo fazer buscas. 





O cão é do 3º BBM, de Brusque, a Zaara conduzida pelo Cabo De Souza,do Santa Catarina é referência nacional com cães de busca e equipes treinadas em desastres naturais, e o estado de Santa Catarina, por várias vezes sofreu com temporais e condições adversas. 

Após feita a solicitação formal pelo Governo Mineiro, imediatamente o Governador Carlos Moisés solicitou ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que providenciasse equipes para auxiliar à corporação mineira. Atualmente, o CBMSC possui uma Força Tarefa composta por 14 equipes espalhadas por todo o Estado com bombeiros treinados para atuar em inundações e enxurradas, quedas de aeronaves, desastres eólicos, estruturas colapsadas e rompimento de barragens.

No caso de Brumadinho, uma das maiores dificuldades iniciais foi a inconsistência do terreno devida a baixa densidade do solo que dificulta os deslocamentos tanto das equipes quanto dos Binômios (cão de busca e seu tutor). Santa Catarina é referência nacional no treinamento de cães de busca, possuindo diversos cães com certificação internacional.

Grupo da terceira equipe que irá compor o grupo de resgate:

1º Tenente Rubens (5º BBM – Comandante da equipe 3/Ituporanga)

1º Tenente Franz (11º BBM – Sub Comandante da equipe 3/Capinzal)

2º Sargento Neodir (14º BBM – Resgatista/Xanxerê)

Cabo Giovane (5º BBM- Resgatista/Rio do Sul)

Soldado Diego (5º BBM- Resgatista/Lages)

Soldado Fortuna (5º BBM- Resgatista/Lages)

Soldado Rodrigues (11º BBM - Resgatista/Joaçaba)

Soldado Cheine (11º BBM - Resgatista/Piloto Drone/Herval D’Oeste)

Soldado De Souza (3º BBM - Cinotécnico/Blumenau)

Soldado Martins (3º BBM – Piloto Drone/Blumenau)


Fonte: Com informações de Rádio Piratuba FM e Comunicação social do 11º BBM – Joaçaba
Mais Notícias

Previsão do tempo para o Brasil