terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Regulagem correta do espelho retrovisor ajuda a evitar acidentes

Espelhos internos e externos são importantes itens de segurança

Quem já teve dificuldades em estacionar um veículo, ou regular direito o espelho retrovisor? Para um bom motorista é preciso muita atenção, além de estar conduzindo um veículo automotor a importância de olhar frequentemente no retrovisor, ajuda nas suas manobras, de entradas e saída nas vias, estacionar, ver veículos que vem atrás.

A maioria dos motoristas o regula para enxergar a traseira do próprio carro, ou até mesmo meio fio, mas essa prática não dá uma visão ampla para o motorista e é onde acontece o ponto cego.

O retrovisor não deve estar voltado a enxergar o carro e sim aos veículos que estão transitando atrás dele, e o condutor ao usá-lo desta forma, aumenta a amplitude visual, diminuindo o risco de um grave acidente.

Para muitos, manter o retrovisor na posição costumeira ajuda a dar alinhamento no veículo, mas esse hábito precisa ser mudado, além disso o ponto cego não deixará de existir, arrumar o espelho ajuda a minimizar o problema.

É o que diz o Instrutor especialista de transito Valmir Esquina, que fala o quão é importante esse item de segurança. 


Prestar atenção na regulagem do espelho retrovisor, mas lembrando que primeiramente a regulagem do banco, depois o espelho e cinto de segurança. Esquina fala sobre esse item que faz parte de um conjunto de segurança importantíssimo, e o que diz a lei sobre o seu uso adequado.

Existem vários tipos de espelhos retrovisores convexos e aqueles de superfície plana, Esquina fala da diferença de cada um, e também os pontos cegos dos veículos que ainda é um problema frequente que vem sendo um dos fatores de causas de acidente.


Fonte: Rádio Vitória AM 
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil