Pesquisar em Tílias News

Últimas Notícias

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Como se tornar um doador de medula?

Apesar de salvar vidas, procedimento ainda gera dúvidas

Atualmente, aproximadamente 850 pessoas estão em busca de uma medula compatível no país. O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) tem mais de 4 milhões de voluntários cadastrados, porém, as chances de compatibilidade giram em torno de uma para cada 100 mil.
Apesar de ser um ato que pode salvar vidas, a doação de medula ainda é cercada por dúvidas. A coletora do Hemosc de Joaçaba, Vanderleia Gomes, esclarece que, em primeiro lugar, quando o voluntário vai até o Hemosc, ele não faz a doação, apenas o cadastro. Assim, são coletadas duas amostras de sangue.



A doação em si vai depender da compatibilidade com alguém que esteja necessitando do transplante. Caso ocorra, o doador passa por uma coleta. A forma de efetuar o procedimento varia, mas em todos os casos o paciente recebe anestesia.

Os interessados em fazer o cadastro devem ir até uma unidade do Hemosc. Também é importante que, após esse primeiro passo, os voluntários procurem manter sempre atualizados os dados de contato para que possam ser localizados em caso de necessidade.
Fonte: Rádio Videira AM

Nenhum comentário: