sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Tornado pode ter atingido propriedade no interior de Ouro

Um possível tornado pode ter atingido a comunidade de Novo Porto Alegre, interior de Ouro, no final da tarde desta quarta-feira (19). A forte rajada de vento, acompanhada de chuva de granizo derrubou várias árvores.

De acordo com o agricultor Deoni Buselato, entre as 17h20min e 17h30min, grandes nuvens se formaram. O que ele definiu como um tornado atingiu a propriedade durante 10 minutos, provocando medo na família. Buselato, que estava com o filho e alguns pedreiros num galpão em construção, disse que eles precisaram se agarrar no pé-direito de concreto para evitar que fossem arrastados pelo vento. Demais familiares se esconderam dentro de casa e por sorte ninguém se feriu.

“A gente só tinha visto pela televisão, achando que isso nunca iria acontecer por aqui”, comentou o agricultor, que teve parte da cobertura de um galpão arrancada.

A Rádio Capinzal encaminhou fotos para o meteorologista Ronaldo Coutinho do Prado analisar. “Olhando as imagens, parece que foi o rastro de um tornado que passou pela região, numa faixa de aproximadamente 100 metros de largura. Percebe-se as árvores cortadas e decepadas. A primeira vista, dando sinais de que pode  ter sido uma rajada  muito forte de vento, mas provavelmente algum tornado deve ter passado por ali”, destacou Coutinho.

Conforme o meteorologista, o calor muito forte acaba favorecendo a formação de nuvens grandes, e que geralmente com trovoadas intensas acabam originando a formação de tornados. “No Brasil, sua maioria não são muito intensos, mas ocorrem nestas ocasiões onde o clima está muito quente e quando há essas linhas de instabilidade rápidas, ou no inverno quando há frentes frias”, explicou Coutinho.













Fonte e fotos: Jardel Martinazzo/Rádio Capinzal
Mais Notícias