Pesquisar em Tílias News

Últimas Notícias

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

SC ocupa quinta posição entre os estados com taxas de detecção de HIV

Diretor da Dive fala sobre o assunto


Nós últimos quatro anos, o Brasil teve uma redução de 16% dos casos e óbitos por Aids conforme relatório anual do Ministério da Saúde. Segundo a pasta, fatores como a garantia do tratamento para todos, a melhora do diagnóstico, a ampliação do acesso à testagem e a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento contribuíram para a queda.

A redução de casos e óbitos também se deu em Santa Catarina, conforme explica o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, sobre os casos de HIV/Aids em Santa Catarina, Eduardo Macário.


Macário destaca que a região Meio-Oeste tem apresentado um pequeno aumento no número de casos detectados.


Em Santa Catarina, no período de 2007 até junho de 2018, foram notificados 11.234 casos de infecção pelo HIV, sendo a maioria em homens. Quanto à idade, a maioria das infecções acomete jovens entre 20 a 34 anos.

Entre os homens, aproximadamente 51,4% das infecções foram decorrentes por exposição homossexual ou bissexual, 40,8% por exposição heterossexual e 2,5% por uso de drogas injetáveis.
Já entre as mulheres, 92,7% das infecções foram decorrentes de exposição heterossexual e 1,4% pelo uso de drogas injetáveis.

  • Foto: Imagem ilustrativa/ Divulgação

  • Fonte/Autor: Jornalismo Rádio Videira/ Central de Jornalismo da RBV Rádios

Nenhum comentário: