sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Posto de Saúde de Arroio Trinta terá nova médica a partir de 17 de dezembro

Conforme o secretário de saúde, Tarcísio Lidani, a nova médica é contratada por meio do programa Mais Médicos, e vai substituir a médica cubana que atuava na secretaria desde 2013.

Lidani lembra que naquele ano o município fez a adesão ao programa Mais Médicos, do Governo Federal, que trouxe para Arroio Trinta a médica cubana Danays Kindelan Panalver.

O secretário pontua que a médica sempre demonstrou muita competência e auxiliou na elaboração de vários programas de prevenção a doenças.

No entanto, há alguns dias o Governo Brasileiro fez uma proposta a Cuba demonstrando interesse em continuar com o programa, desde que o salário fosse pago na integralidade aos médicos.

O governo de Cuba, no entanto, recusou a proposta brasileira e determinou a volta imediata desses profissionais ao seu país, com exceção daqueles que fizeram a prova do revalida e tem registro no Conselho Regional de Medicina no Brasil, que é o caso da médica que está em Arroio Trinta.

No entanto, mesmo assim, ela precisou ser desligada do Posto de Saúde, porque a prioridade do governo federal é agora contratar médicos brasileiros.

A nova profissional contratada pelo programa Mais Médicos, é natural do Rio de Janeiro, e formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Letícia Salvador Martins, já está em Arroio Trinta e deve iniciar os trabalhos na Unidade Básica de Saúde a partir de segunda-feira, dia 17.


 


A médica Danays continua atendendo em Arroio Trinta, mas apenas no Hospital São Roque.


Tarcísio Lidani agradeceu a médica cubana por todo trabalho e dedicação prestados à população de Arroio Trinta nos últimos anos e desejou boas-vindas à Letícia, que já está se inteirando das atividades da secretaria e deve começar a atuar na segunda-feira (17).













Fonte: Rádio Tropical FM
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil