Pesquisar em Tílias News

Últimas Notícias

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Nuvem Shelf Cloud chama atenção em praia de Santa Catarina

Santa Catarina registrou inúmeros temporais na quinta-feira (20), mas foram as nuvens que destacaram nas redes sociais, pois chamaram atenção na região de Florianópolis. Veja essa imagem acima registrada por Sander Magalhães, na Praia do Campeche.

O nome dela é Shelf Cloud. Esse tipo de nuvem se forma  quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Isso quer dizer que nós tínhamos temperaturas muito altas em superfície, onde estávamos. Já em altitude, o ar era mais frio. Nesse processo, quando o ar quente sobe para as camadas da atmosfera, ele se condensa rapidamente, gerando esse o aspecto diferenciado e característico dessa nuvem.

Ela se move de forma rápida e isso normalmente produz ventos fortes e danosos. A formação da shelf cloud acontece antes do início de uma tempestade.  

Essa nuvem pode percorrer  grandes distâncias, nessa outra foto podemos ver a mesma Shelf Cloud, fotografada pela Meteorologista Camila Cardoso, na região do bairro de Barreiros, em São José. 


Registro da nuvem no bairro Barreiros, em São José
(Foto: Camila Cardoso, Arquivo pessoal)


Fonte: NSC TV

Nenhum comentário: