quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

INSS poderá bloquear aposentadorias por falta de prova de vida

Previsão é de que 5,7 mil beneficiários não se apresentaram em SC


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode suspender 5.769 pagamentos dos aposentados e pensionistas de Santa Catarina que não fizeram ainda a prova de vida. No país, 132 mil segurados podem ter o benefício bloqueado ainda em dezembro por falta do procedimento. Esses beneficiários não compareceram aos bancos pagadores há mais de 12 meses da última comprovação que estão vivos para manter o benefício ativo.

Desde 2012, os segurados do INSS devem fazer o procedimento, que é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético para evitar pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

Quem não fizer a prova de vida no final de 12 meses da última comprovação terá seu pagamento interrompido. Após seis meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.


Inprevid

Quem tem aposentadoria pelo serviço público e que possui previdência própria, também precisa fazer a comprovação. Em Videira, o Inprevid está convocando seus aposentados para o procedimento que começa em janeiro do próximo ano, como explica o seu presidente, Vilso Vanz.

  • Fonte: Rádio Videira/ Diário Catarinense
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil