segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Como acompanhar as posses de Moisés e Bolsonaro nesta terça-feira

Governador eleito de SC e presidente 
eleito serão formalizados nos cargos 
em solenidades durante a tarde

Ex-governadores de Santa Catarina relembram as emoções ao tomar posse


Enquanto Jair Bolsonaro cumpre o protocolo para receber a faixa presidencial no Palácio do Planalto, em Brasília, Carlos Moisés da Silva também terá uma sequência de atos até assinar seu nome no livro de posse como novo governador de Santa Catarina. Eleitos pelo PSL, os dois serão formalizados nos cargos na tarde desta terça-feira, dia 1º de janeiro. 

Antes do rito na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, Moisés e a vice Daniela Reinehr participam de um culto ecumênico na Catedral da Capital, marcado para 14h30. Eles são aguardados pelo presidente do Legislativo, Silvio Dreveck, às 16 horas. A expectativa é de que os atos de posse sejam breves e econômicos nos discursos.

—É uma sessão muito enxuta, muito rápida — diz a coordenadora de eventos da Alesc, Ilka Maria Fretta.


Na quarta-feira pela manhã, os secretários anunciados por Moisés serão empossados no Centro Administrativo. À tarde, ele dará a primeira entrevista coletiva como governador.

A posse de Moisés 14h30

Culto na Catedral

Um culto ecumênico na Catedral de Florianópolis antecede os atos de posse nesta terça-feira. A cerimônia será celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese da Capital, dom Wilson Tadeu Jönck, e terá a participação de dois pastores a pedido de Moisés e da vice Daniela, que não são católicos.

Entrevista

Moisés deve conceder entrevista por alguns minutos após o culto, antes dos atos na Alesc. É o único momento previsto para que o governador eleito se manifeste à imprensa durante a tarde.

16h

Atos na Alesc - Estrutura e acesso

O Plenário da Alesc foi adaptado para receber até 370 pessoas. Uma área será reservada exclusivamente para autoridades já credenciadas. Os demais lugares serão ocupados por ordem de chegada, sem restrição de público. Haverá outros 300 lugares disponíveis no hall de acesso, com um telão montado para o acompanhamento da sessão.

Primeiro pronunciamento

A chegada de Moisés, Daniela e do governador Eduardo Pinho Moreira na Alesc é esperada para alguns minutos antes das 16 horas. Eles serão recebidos pelo presidente da Assembleia, Silvio Dreveck, na sala da presidência. Após os cumprimentos formais, vão se dirigir até a sala de reuniões, onde Moisés deve fazer um breve pronunciamento.

Composição da mesa

Após o pronunciamento, os atos terão sequência no Plenário da Alesc. O deputado Silvio Dreveck abrirá a sessão e chamará à mesa os deputados Leonel Pavan (1º vice-presidente), Kennedy Nunes (1º secretário), além do governador Eduardo Pinho Moreira, de Moisés e da vice Daniela. Em seguida, a banda da Polícia Militar executará o Hino Nacional.

Discurso de Pinho Moreira

Embora não exista previsão regimental para que o governador que está de saída faça discurso, houve acordo para que Eduardo Pinho Moreira se pronuncie durante a sessão.

Juramento e discurso de Moisés


O governador eleito Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr serão convocados para o juramento. Ambos irão até o centro do plenário para assinar o livro de posse. Depois, os dois retornam à mesa e será dada a palavra a Moisés, agora na condição formal de governador.

Encerramento e cumprimentos

Já empossados, Moisés e Daniela receberão os cumprimentos das autoridades credenciadas no centro do Plenário. 

Depois, descerão a escadaria principal até o tapete vermelho para receber os cumprimentos das demais pessoas. 

Na sequência, os dois irão até a frente da Assembleia, onde vão receber homenagem da Guarda de Honra. A banda da PM encerrará as cerimônias.       

Dia seguinte

Nesta quarta-feira, às 9 horas, uma cerimônia fechada formalizará a posse dos secretários nomeados por Moisés no Centro Administrativo. À tarde, às 14 horas, Moisés dará sua primeira entrevista coletiva na condição de governador do Estado.

Saiba como acompanhar a posse de Carlos Moisés NSC Total

No NSC Total a cobertura do dia de posse dos novos governos seguirá em tempo real ao longo de toda a terça-feira (1º). Análises serão feitas pelos colunistas em Santa Catarina e pelo jornalista Upiara Boschi em Brasília. Pelas redes sociais, flashes em vídeo vão trazer os principais momentos das posses.

NSC TV

Acompanhe ao vivo as posses do presidente Jair Bolsonaro e do governador Carlos Moisés a partir das 14h30min na NSC TV.

CBN Diário

A CBN Diário terá programação especial, em conjunto com a rede CBN, para a cobertura simultânea das posses do presidente Bolsonaro e do governador Moisés.

A programação de 1º de janeiro terá foco total no momento político, desde a primeira edição do Jornal da CBN, a partir das 6h, até a segunda edição, que será estendida até as 21h, com todo o time de âncoras e comentaristas. 

Em Florianópolis, Mário Motta apresenta o Notícia na Manhã, a partir das 9h, com os preparativos para a posse. Os comentaristas Moacir Pereira e Renato Igor avaliam os principais desafios do governo que será empossado, e Upiara Boschi conta como está o clima em Brasília. 

À tarde, Mateus Boaventura e Ânderson Silva transmitem a posse de Carlos Moisés ao vivo da Alesc, a partir das 16h, momento em que a cobertura local terá prioridade. Nos demais horários, a CBN vai intercalar Brasília e Floripa, para que o ouvinte fique por dentro das duas posses que movimentam o primeiro dia do ano.

G1/SC


O G1 Santa Catarina também acompanha a posse do governador eleito. O site fará a cobertura das cerimônias e enviará informações de Santa Catarina para o tempo real nacional, onde o leitor poderá saber sobre as solenidades de políticos de todo o Brasil.

Ex-governadores de Santa Catarina relembram as emoções ao tomar posse

Fonte: G1 - SC
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil