Pesquisar em Tílias News

Arquivo Diário Tílias News

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Agência de risco emite alerta sobre as contas públicas de SC

(Foto: Diego Redel/Agencia RBS)
A agência internacional Standard&Poors (S&P) revisou a perspectiva de classificação de estável para negativa as notas de risco de SC ‘BB-‘ para escala internacional e ‘brAA+’ para escala nacional. 

Sobre as razões dessa mudança, a S&P explicou que o Estado continuou a enfrentar pressões de gastos que prejudicaram suas finanças e resultaram em menor equilíbrio e liquidez. Informou também que há mais chances de rebaixamento porque as medidas fiscais podem ser difíceis de serem aprovadas e implementadas em função de pressões políticas.


Governo otimista

Apesar do alerta da agência de risco S&P, o novo governo catarinense está confiante de que vai conseguir ajustar as contas, informa o secretário da Fazenda, Paulo Eli.

– Em 2018 atuamos com transparência e responsabilidade dos gastos públicos. Foi um ano difícil, de adversidades econômicas e maior comprometimento das contas públicas por acordos firmados anteriormente. Nossa perspectiva para o próximo ano é executar medidas de ajustes orçamentários com êxito, dando continuidade ao trabalho que já estamos fazendo este ano, reorganizando as contas públicas, priorizando uma gestão de qualidade na prestação de serviços com menos custos – explicou o secretário Paulo Eli.


Investimento

O grupo All4Labels, do qual faz parte a  Baumgarten Gráfica, de Blumenau, realiza mais um investimento na unidade catarinense. Uma cifra de 6 milhões de euros, o equivalente a R$ 27 milhões, está sendo destinada para a compra de máquinas para impressão de rótulos, informa o empresário Ronaldo Baumgarten Junior e o vice-presidente para a América Latina, Fernando Gabel. A expansão vai gerar cerca de 30 novos empregos.


Faculdade no shopping

Uma das expansões da Rede Avantis, faculdade de Balneário Camboriú, será na Capital, junto ao Floripa Shopping. Será a primeira faculdade dentro de um centro comercial em Florianópolis. Fundada em 2002, a instituição cresce ao se destacar em tecnologia e inovação. Recentemente, investiu R$ 3,4 milhões no Studio A, laboratório pioneiro no país em odontologia digital.


Côrte em novo sindicato

Santa Catarina ganha um novo sindicato industrial, com o objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento do setor de energia no Estado. Quem assume o novo desafio é o empresário Glauco José Côrte, vice-presidente da CNI para a Região Sul, que em meados de agosto encerrou mandato à frente da Fiesc. A assembleia de criação da entidade aconteceu na quinta-feira, na sede da federação.

O vice-presidente da nova entidade é Julio Lunardi, diretor da Engie Brasil Energia, o secretário é Gerson Berti, presidente da Associação dos Produtores de Energia do Estado e o secretário suplente é Gilberto Seleme, primeiro vice-presidente da Fiesc. Entre as empresas associadas estão a Celesc, Eletrosul, Engie, WEG, Aliança EDP e outras.

Por Estela Benetti

Fonte: NSC