segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Água Doce: Mais de mil pessoas participam da segunda etapa do 4º Seminário Regional da Água

A segunda fase do Seminário, aconteceu na última sexta-feira, dia 21, nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz.

Durante todo o dia, o evento recebeu mais de mil pessoas, em sua grande maioria alunos das escolas do município. Outro destaque da segunda etapa do seminário, foi a palestra com a equipe da Dra. Lúcia Ceccato de Lima, professora da Universidade do Planalto Catarinense, Uniplac de Lages, que abordou a interatividade sobre a Educação Ambiental.

Segundo Kárin Ane Côrso, do Departamento de Turismo Prefeitura de Água Doce, uma das organizadoras do evento, a iniciativa teve como objetivo fomentar a discussão sobre o tema água junto à comunidade local e regional, bem como, incentivar a realização de ações que venham a contribuir para a conservação desse recurso.

Kárin explica que a edição desse ano se diferenciou das edições anteriores, em que o evento dividido em duas etapas e por estar pautada em uma proposta participativa, oportunizando aos moradores locais, não somente elencar e priorizar demandas, como também, realizar atos focados no enfrentamento problemáticas relacionadas à água.

Kárin lembra que na primeira etapa do seminário, realizada em 08 de julho deste ano, foram formados grupos de trabalho, os quais foram organizados conforme sua procedência, meio rural, área urbana e escolar.

De acordo com Kárin, durante o período de três meses, os grupos executaram intervenções sugeridas pelos participantes, sendo que os resultados foram apresentados na segunda fase do seminário.

Entre as ações apresentadas na sexta-feira estão: a proteção de uma fonte localizada na comunidade rural do Assentamento 1º de Agosto, a realização de um mutirão de limpeza coordenado pelas lideranças comunitárias em toda extensão do perímetro urbano, cortado pelo Rio Água Doce e o desenvolvimento de 15 projetos na área de educação ambiental, alusivos ao tema “água”, elaborados por professores e estudantes das redes municipal e estadual de ensino.

O 4º Seminário Regional da Água foi uma realização da Prefeitura de Água Doce juntamente com a Universidade Federal da Fronteira Sul, Epagri, Comitê Rio do Peixe, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Fapesc.

A iniciativa contou com o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina e Centro de Referência em Direitos Humanos Marcelino Chiarello.

Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário