quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Joaçaba: Alunos do Colégio Marista Frei Rogério se reúnem com os candidatos à prefeitura de Joaçaba


O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15 no Colégio Marista Frei Rogério e faz parte das atividades desenvolvidas no Projeto Eleições 2016, desenvolvido com as turmas da 2ª e 3ª série do Ensino Médio com o objetivo de aproximar os alunos das discussões e da participação política.

No encontro, os alunos fizeram um debate diferenciado com os quatro candidatos à prefeito de Joaçaba e seus respectivos vices. Apresentaram aos candidatos vídeos com perguntas e reivindicações dos eleitores e que foram gravados em outra etapa do mesmo projeto, no qual eles saíram às ruas conversar com a população.

Ao todo foram quatro blocos de conversa com os candidatos, dois deles com perguntas realizadas pelos alunos. Todas as questões vieram acompanhadas de uma contextualização a cerca do tema que tratavam para embasar a realidade visualizada pelos alunos no município.

Confira as questões feitas pelos alunos



1) No Brasil, 19 milhões de pessoas que vivem em áreas urbanas não contam com água potável. Contudo, na nossa cidade também nos deparamos com esta realidade. No Bairro Cachoeirinha, pelo menos 10 famílias, através de mangueiras, trazem água contaminado do rio para consumo próprio. Que soluções podemos apresentar para esta questão?

2) Em sua opinião, a política não deveria voltar a ser um valor de cidadania? Existem países em que políticos não recebem salários, fazem apenas pela vontade de ajudar a sociedade, com base nisso, você, como candidato, aceitaria uma proposta de participação política sem ganhos financeiros para o seu lado?

3) Sabendo que é imprescindível ouvir representantes de bairros para uma melhora de todos os espaços do município, pergunto: Há algum projeto de constituição de um canal que dê atenção à participação direta da população e suas lideranças locais, analise a viabilidade de seus pedidos e lhes dê respostas objetivas e soluções efetivas?

4) Infelizmente, os conselhos municipais encontram-se invisíveis para grande parte da população, em especial a juventude, considerando que menos de 10% dos municípios brasileiros possuem conselhos de juventude. Quais serão as iniciativas de seu governo visando a verdadeira participação da juventude nas decisões políticas?

5)Percebemos que, na Vila Cachoeirinha, mas também em outros bairros, há o problema das moradias em lotes irregulares. Que solução podemos apresentar para esta questão?

6) Cresce cada vez mais o índice de jovens envolvidos em crimes e sabemos que para o combate da criminalidade é necessário primeiramente a prevenção. Atividades ocupacionais como escolinhas esportivas, atividades culturais e de lazer; mantem os jovens ocupados e agregam valores morais para que os mesmos tenham discernimento sobre suas atitudes. Com base nisso quais os projetos para melhorias na área de esporte, cultura e lazer, principalmente nos bairros mais carentes?

7) Na Vila Cachoeirinha, quando chove muito, a água da chuva desce pelo potreiro alagando ruas e muitas casas. Situação semelhante é a encontrada no bairro Armindo de Medeiros Haro. A água da chuva entra nas novas casas que foram construídas para o lado de baixo do barranco. Os moradores, com auxílio de picareta, fizeram uma valeta, servindo como contenção, mas a solução é paliativa. Que solução a próxima administração apresenta para estes problemas?

8) Herval d’ Oeste, Joaçaba e Luzerna são referências em percentual de saneamento básico já concretizado, apesar da falta do mesmo em algumas localidades. Com as cidades em crescimento, automaticamente, há necessidade de continuar os investimentos em redes de esgoto tratado. Você dará continuidade a projetos como esse de saneamento básico que são obras essenciais, porém impopulares?

9)Divulgou-se o índice em que Joaçaba aparece como oitava melhor cidade em qualidade de vida no Brasil e terceiro lugar no Estado de Santa Catarina. Entretanto, nós alunos visitamos muitos bairros e ficamos chocados com muitas situações precárias em diversos setores necessários para uma qualidade de vida alta. Quais as propostas para amenizar as desigualdades presentes em nosso município e garantir um real equilíbrio social?

10)Segundo dados do IBGE, o município de Joaçaba não alcançou a meta prevista do índice de desenvolvimento de Ensino Fundamental dos anos finais. Nos dados da IDEB divulgados na semana passada, a meta para 2015 seria de 5.5, mas o município atingiu 4.9. O que o senhor fará para melhorar estes índices e garantir uma educação de qualidade?

11) Gostaria que falassem como pretendem formar a equipe de governo, como serão compostas as secretarias? Certamente o povo tem direito de saber e deseja transparência de como esses quadros serão compostos.

12) Gostaria que os senhores apresentassem um projeto que seu governo tem pensado para solucionar algum problema importante da comunidade, visando o bem-estar das futuras gerações.

Após as perguntas dos alunos foi a vez de um bloco com as perguntas recolhidas pelos estudantes nas ruas, Por fim, houve tempo para considerações finais dos candidatos.



Fonte: Com informações Lead Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário