sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Lacticínios Tirol, fundada em Treze Tílias/SC, maior colônia austríaca do Brasil, atende atualmente todo o pais

Sua História teve início no dia 26 de setembro de 1974 quando 32 sócios de diversas famílias assinaram o primeiro contrato social dando origem à empresa.

Nos primeiros dias de sua existência, a Tirol captava, em média, 80 litros de leite por dia. Já no primeiro mês, o montante captado era de 200 litros de, aproximadamente, 150 produtores. No início, o mix de produtos era limitado a leite pasteurizado, queijo, manteiga e creme de leite (nata).

Hoje, 40 anos depois, conta com mais de 1200 colaboradores engajados no desenvolvimento das atividades da empresa.

Possui mais de 200 produtos em seu mix, duas unidades produtivas, uma em Chapecó/SC e outra em Treze Tílias/SC e três unidades terceirizadas nos estados do Paraná e Goiás que processam, aproximadamente, 2 milhões de litros de leite por dia. Além disso, conta com filiais e postos de resfriamento de matéria-prima instaladas estrategicamente em todo o sul do Brasil.

O engajamento de todos os envolvidos no processo, desde diretores, produtores, colaboradores e distribuidores fazem da Tirol uma referência nacional. Prova disso são os prêmios conquistados ao longo desses anos.

Em 2013, em uma conquista inédita, alcançou o primeiro lugar na venda de achocolatados em todo o Sul do Brasil. Além disso, desde 2012 a Tirol detém o título de a marca de leite mais vendida no Brasil, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel.

Há 13 anos a marca é a mais lembrada pelos catarinenses na pesquisa Top of Mind e está entre as 50 marcas mais escolhidas pelos brasileiros conforme pesquisas do Instituto Kantar WorldPanel. 

Fonte: Rádio Tropical FM

Treze Tílias: Terceira rodada do Campeonato Municipal de futebol de Campo Taça Tirol 40 anos acontece no domingo

Três jogos estão programados.
Pela manhã as 09 horas a equipe da Chapeação Zamboni que vem de duas vitórias na competição enfrenta a Tirol que busca a recuperação depois de perder na primeira rodada.

Ás 13:30, estreiam no Campeonato pela Chave B as equipes da Granjas Brandalise e Linha Caçador.

Fechando a rodada a partir das 15 horas a equipe do bacanas estreia na competição enfrentando a Mecânica paulista que venceu na rodada passada. Os jogos acontecem no Campo Estrela. 







Fotos: Diego Mergener / Prefeitura de Treze Tílias

Fonte: Rádio Tropical FM

Treze Tílias: Sexta edição do Festival Amador de Teatro para a Melhor Idade ocorre nesse fim de semana

Com a participação de quatro grupos vindos das cidades de Porto Alegre e Gravataí no Rio Grande do Sul, Ponta Grossa no Paraná e Blumenau Santa Catarina, começa hoje e encerra amanhã aqui em Treze Tílias, a sexta edição do FETATI, Festival 
Amador de Teatro para a Melhor Idade.

Segundo Ademir Parizotto organizador do festival, os grupos que estarão participando fazem seguidamente apresentações de cunho beneficente.

Disse que hoje acontecem apresentações dos grupos para a comissão julgadora no Parque Hotel, onde serão classificas duas equipes teatrais que se apresentam amanhã no Centro de Eventos Maria Thaler Moser a partir das 19h00 horas, com entrada franca para o público ou um kilo de alimento não perecível, que serão doados a APAE do município.

Parizotto destaca que amanhã o público terá oportunidade de assistir a dois espetáculos de humor e comédia, inclusive com a participação de Bia Nogueira atriz que já atuou em novelas da Rede Globo.

Finaliza dizendo que a premiação do festival será em dinheiro e os vencedores também estarão levando de 
Treze Tílias o troféu Campanário.

Fonte: Rádio Tropical FM

Devagar, quase parando. O colapso no trânsito de Joaçaba e Herval d' Oeste

Frota em crescimento e falta de mobilidade urbana 
nos municípios está irritando os motoristas
Dados do Detran mostram que em 12 anos a frota
cresceu cerca de 12 vezes. Foto: Grid Studio
Não precisa ser especialista para reconhecer o colapso que o trânsito entre as cidades de Joaçaba e Herval d' Oeste vive atualmente. O ritmo lento das ações para dar mais agilidade à mobilidade perde feio para a velocidade de fórmula um com que a frota de veículos cresce na cidade. Nos horários de pico, ao meio dia e às 18h, a velocidade média nas principais vias é de 20km/hora, o que normalmente indicado por placas deve ser de 40km/hora.

Os municípios coirmãos, Joaçaba e Herval d’ Oeste, possuem juntos uma super frota que ultrapassa os 33 mil veículos. O que representa 1,5 veículos por habitante, já que juntas as cidades possuem cerca de 48 mil segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A média é de 800 veículos emplacados ao ano pelos dois municípios. Conforme Edson Mooshammer, supervisor da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) em Joaçaba, que atende 10 cidades do meio oeste, as cidades não foram preparadas para absorver a crescente frota de veículos. Resultado disso são os congestionamentos e falta de estacionamento.

Joaçaba fechou o ano de 2013 com uma frota de 20.884 veículos, sendo que destes mais de 4.500 são motocicletas. Já Herval d’ Oeste, 12.501, sendo cerca de 3 mil motocicletas.

Com facilidades para financiamento, a economia brasileira tem se demonstrado aquecida, gerando poder de compra, e principalmente o acréscimo da frota nas cidades. Só no ano passado, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran SC ), foram 819 veículos licenciados. Já para Herval d’Oeste foram 525 veículos.

Em 2014, só até o mês de agosto, última atualização feita pelo Detran, mostra que Joaçaba possui 21422 veículos, comparado ao ano passado, de 20506, são mais de 900 veículos. Em Herval d’ Oeste, 2014, mostra 12443, comparado com 11846 de 2013, são cerca de 600 veículos. Até agora, apenas em 2014, a frota teve acréscimo de 1500 veículos.

Os dados do Detran mostram ainda que a frota aumentou cerca de 12 vezes o que era registrado em 2002, quando o órgão, começou a registrar a frota.

“Segundo as estatísticas Joaçaba, Herval d’Oeste e Catanduvas foram os municípios que mais tiveram crescimento na frota nos últimos anos. Isso quer dizer que sem investimento público para melhoria e ampliação da malha viária, o resultado disso são os constantes congestionamentos nos horários de pico dessas cidades. Nós temos a mesma malha viária de 50 anos atrás”, destaca Edson.

“O Brasil não se preparou para receber essa crescente do desempenho da indústria automobilística. Enquanto uma empresa possui uma capacidade de milhares de veículos/dia, nós não temos a condição de absorver toda essa frota em nossas vias por que nós não tivemos ampliações e melhorias. Também não há nenhum tipo de investimento público para que a frota antiga seja retirada de circulação. O problema é que a política cultural brasileira, revela que ter um carro, uma moto, significa status”, explicou Edson.

Durante décadas o mundo tentou mover a maior quantidade possível de veículos da forma mais rápida possível. Hoje as grandes metrópoles e as cidades de pequeno porte enfrentam o desafio de melhorar a qualidade do espaço viário, de tornar mais agradável e fácil a circulação das pessoas.

Os congestionamentos se alastraram no tempo e no espaço, ocupando novas vias e horários, seja de Joaçaba, Herval d’Oeste. Os tempos de deslocamento entre origem-destino nas cidades vêm crescendo ano a ano. Nenhuma rede viária consegue crescer na mesma proporção dos novos empreendimentos e da motorização. “Nós não temos investimento público no transporte coletivo, uma malha viária excelente, isso quer dizer está precária. Não temos estacionamento.

Solução

O prefeito de Herval d’ Oeste, afirmou que fará uma grande mudança no fluxo de trânsito do município. A intenção do executivo é resolver de vez um problema antigo que incomoda os hervalenses. “Demos um prazo a Prefeitura de Joaçaba, para que realize também de forma integrada este trabalho. E aos órgãos competentes para que até o mês de novembro as alterações sejam colocadas em prática”, explica. “Independentemente do que será decidido por Joaçaba, faremos as alterações”, afirma.

Conforme o prefeito, além do grande movimento de veículos de carga, a lentidão e os constantes engarrafamentos, a ideia é dar início a um anel viário, que segundo projeto realizado pelo executivo hervalense poderá acabar com o problema também no município de Joaçaba. Dando maior fluidez ao tráfego nas áreas centrais.

Segundo o prefeito Nelson Guindani, a reclamação por quem passa pela área central de Herval d’ Oeste, já é antiga e diária. “O trânsito é lento, o barulho ensurdecedor e falta vagas para estacionar. Passam diariamente cerca de 300 caminhões por dia pela Santos Dumont, Nereu Ramos e Santa Catarina”, salienta. “Isso atrapalha tanto o comércio quanto os moradores, e ainda mais quem precisa passar por Herval seja a trabalho ou até mesmo turistas. Com a mudança, queremos desafogar o nosso acesso principal, que será exclusivo para automóveis”, informa. O objetivo segundo Guindani também é dar mais agilidade para quem vem da SC-203, no sentido de Luzerna a Videira, e quer ir para a BR-282.

Segundo Guindani, sete ruas absorverão as mudanças. Entre elas: Santos Dumont, Nereu Ramos, Santa Catarina, Rui Barboza, Dorival de Brito e a Avenida Beira Rio. “Implantaremos mão única em algumas delas e conseguiremos ordenar o trânsito”, salienta. “Faremos os investimentos necessários de sinalização e adequações”.

Entre as maiores mudanças está sendo estudada a possibilidade de transformar a Rua Santos Dumont em mão única. “Essa medida fará com que o comércio se desenvolva e conseguiremos aumentar a capacidade de vagas de estacionamento, implantando estacionamento oblíquo”.

O objetivo é desviar o grande tráfego de caminhões que passa pela Avenida Santos Dumont, em Herval d´Oeste, e as avenidas Santa Terezinha e XV de Novembro, em Joaçaba, concretizando assim o anel viário entre as duas cidades.

Números

A frota brasileira ultrapassou a casa dos 44 milhões de veículos, representando um crescimento de 46% em dez anos, segundo o Sindicato Nacional da Indústria Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Projeções divulgadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontam um cenário ainda mais sombrio para meados do século: segundo a entidade, a frota brasileira de veículos leves deve triplicar até 2050, atingindo a marca de 130 milhões de automóveis.

Santa Catarina ultrapassou a marca de quatro milhões de veículos e chega à média de um automóvel para cada 1,5 habitante. O número, sete vezes e meia a população de Joinville.

Ritmo lento 


A produtora de mídia Grid Studio de Joaçaba, a convite do Diário do Vale, mostra no vídeo abaixo os principais pontos de congestionamento registrados ao meio dia entre as cidades de Joaçaba e Herval d’ Oeste. As imagens foram feitas durante esta semana. Confira:


Fonte: Paula Patussi - Diário do Vale

Concurso público para contratação de médicos em Treze Tílias será prorrogado

Atendendo a recomendação enviada pelo Ministério Público de Santa Catarina, o município de Treze Tílias, determinou a suspensão das provaspara o concurso público que tinha por objetivo a contratação de médicos para atuarem no município.

Desta forma, o período das inscrições será reaberto, possibilitando a inscrição de outros candidatos interessados em concorrerem para as vagas.

Segundo informações da Assessoria Jurídica do Município de Treze Tílias, o Ministério Público recomendou que fosse retirado do edital de inscrição, a exigência de três anos de comprovação de efetivo exercício na área medica.

Desta forma, será reaberto prazo para inscrição de novos candidatos para o concurso público de médicos.

Ressalta-se que os candidatos já inscritos mantêm-se a inscrição confirmada.

A data para o novo concurso será definida e comunicada.

No entanto, a realização do teste seletivo para contratação de nutricionista será realizada normalmente no próximo domingo, dia 28, as 09h da manhã, na Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo.

Fonte: Rádio Tropical FM

Feira das Profissões da Unoesc começa com atrações culturais e exposição de 27 cursos

Além das atividades no Centro de Eventos, 
estudantes visitam os laboratórios da Unoesc

Com atrações culturais e exposição de 27 cursos de graduação, a Unoesc abriu na manhã desta quinta-feira (25), a Feira de Profissões. Nas primeiras horas do evento, estudantes de ensino médio de 22 escolas da região Meio-Oeste já circulavam pelos estandes dos cursos, montados no Centro de Eventos da Universidade, em Joaçaba. 

O diretor de graduação da Unoesc, professor Ricardo de Menezes, deu as boas-vindas aos visitantes. Segundo ele, esta é a oportunidade para trocar ideias com profissionais de cada área e tirar dúvidas sobre carreiras e mercado de trabalho.

Quem está em dúvida sobre qual carreira seguir, os motivos para tomar a decisão são muitos. Em cada um dos 24 estandes, acadêmicos e coordenadores da Unoesc oferecem informações sobre os cursos.

As dúvidas mais frequentes sobre a vida acadêmica como bolsas de estudo e financiamento estudantil são respondidas no espaço do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Já a área de Mobilidade explica as oportunidades oferecidas aos alunos da Unoesc de realizar intercâmbio em Universidades de outros países.

Os visitantes também divertem-se provando becas de formatura para postagens divertidas no Facebook ou mesmo assinando o nome no mural para registrar a presença no evento.

VISITAS AOS LABORATÓRIOS

A cada 20 minutos iniciam visitas guiadas aos departamentos e laboratórios da Unoesc. No Campus I, os estudantes conhecem o prédio Administrativo e o bloco do Direito, a Biblioteca Universitária, a Unoesc FM, a agência experimental e os laboratórios de fotografia e produção de vídeo do curso de Publicidade e Propaganda.

No campus 2 — das Engenharias e cursos da Saúde —, eles visitam os laboratórios de materiais, asfalto, ensaios da Mecânica, usinagem, motores e metrologia e soldagem, além do laboratório de anatomia. Um quarto destino leva os alunos ao Ambulatório Médico Universitário (AMU), localizado no centro de Joaçaba, para visitas aos consultórios médicos, clínicas de fisioterapia e psicologia.

Presentes também na feira, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) abordam estágios. O Sesc trouxe para a Feira das Profissões o projeto “Ciranda Brincadeira-Madeira”, para instruir professores a utilizar brincadeiras tradicionais como ioiô, cinco-marias. Outra parte do projeto aborda brincadeiras com papel.

Ainda hoje, às 19h, o curso de Direito realiza um júri simulado. A intenção é mostrar o Direito na prática, tanto para os estudantes envolvidos na ação, quanto para a plateia. Logo depois tem apresentação de uma peça de teatro e show musical.

A Rádio Unoesc FM faz cobertura especial do evento, ao vivo, com transmissão direto do Centro de Eventos. Para acompanhar sintonize 106,7 FM ou acesse unoesc.fm.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Feira das Profissões termina amanhã, sexta-feira. As atividades iniciam às 8h e seguem até às 15h30. A expectativa de público para os dois dias é de 2,7 mil alunos de 61 escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.





Fonte: Da Assessoria de Imprensa/Herton Farias

Ibicaré: Tradicional Jantar Beneficente do Comércio e da Industria vai acontecer amanhã

O evento promovido pela Associação Amigos do Natal na Praça de Ibicaré vai acontecer no sábado dia 27 no salão paroquial com início às 19h30.

Além do jantar a iniciativa conta também com desfile de oito candidatas representando o Comércio de Ibicaré onde será escolhida a garota Industria e Comércio 2014.

Segundo Gilmar Schiavini, um dos organizadores do evento essa é a 18 edição do jantar e a cada ano aumenta a responsabilidade de todos.

No evento também haverá desfile de moda das lojas Müller&Cia, Boutique Dotta e Comercial Pivetta que apresentarão as tendências da estação.

Toda a arrecadação do evento será revertida na programação de Natal realizada anualmente no município e que beneficia centenas de crianças, principalmente carentes.

Ingressos para o jantar deverão ser adquiridos de forma antecipada no comércio de Ibicaré para evitar problemas no dia do evento.

O jantar beneficente tem apoio da 
Indústria e Comércio de Ibicaré.

Fonte: Rádio Tropical FM

A ampliação da área urbana do município de Luzerna deverá atrair investimentos imobiliários para a cidade

Isso porque em Joaçaba e Herval d’Oeste as áreas para loteamentos estão saturadas. Luzerna já recebeu dois novos loteamentos.

Segundo o engenheiro civil da prefeitura e um dos responsáveis pelo novo Plano Diretor do município, Pedro Sorgato, o aumento na oferta de áreas para loteamento deverá fazer com que os preços dos terrenos diminuam.

Hoje, o preço de imóveis e lotes na cidade é tão caro quanto em Joaçaba, o que fazia de Herval d’Oeste a única opção para quem pretendia adquirir a casa própria, principalmente pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Luzerna era, entre as três cidades, a que recebeu o menor quantidade de contratos habitacionais nos últimos anos, mas apresentou crescimento em 2013. Passou de 13 contratos e R$ 1 milhão e 600 mil em 2012 para 19 financiamentos e R$ 1 milhão e 900 mim no ano passado.

Já em Herval d’Oeste, que possuía os maiores investimentos, apresentou queda.

A falta de área e, consequentemente, os altos preços são os principais empecilhos para financiamentos habitacionais nas três cidades.

Herval d’Oeste pretende direcionar áreas da região de Serra Alta, onde o Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (Simae) já fez a instalação da rede de água, para loteamentos residenciais.

Fonte: Rádio Tropical FM

Prefeito de Videira fala sobre pavimentação asfáltica em ruas do município

A Operação Tapete Preto que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Videira desde 2009 iniciou nesta terça-feira (23), a pavimentação asfáltica em mais três ruas de Videira. . No total serão pavimentados 2.738 m² e o investimento será de R$ 101.303, 16. Segundo o prefeito Wilmar Carelli, com a reformulação do nosso trânsito que tem buscado estimular o uso das vias alternativas do Centro, a pavimentação asfáltica destas ruas tornou-se primordial. Ele explica ainda que outras pavimentações estão previstas para acontecerem nos próximos meses no município.


Fonte: Rádio Videira AM

Arroio Trinta: Campeão do Municipal de futsal Time do Coração será conhecido no domingo

São Paulo A e Flamengo B disputam o título da competição no domingo a partir das 19:30 no ginásio municipal de Arroio Trinta.

A equipe do São Paulo A tenta o bi Campeonato da competição, já que em 2013 conquistou o título.

Durante o dia haverá jogos preliminares com equipes das Escolinhas de futsal.

De acordo com Cesar Altenhofem, organizador da competição quem for no Ginásio assistir ao jogo final com a camiseta do seu time do coração estará concorrendo ao sorteio de brindes. 

Fotos: Facebook - Cesar Altemhoff

Fonte: Rádio Tropical FM

A nova rodada da pesquisa Ibope em Santa Catarina mostrou a presidente Dilma Rousseff (PT) consolidada em primeiro lugar e uma inversão de posições entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) na segunda colocação.

O tucano subiu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa da última semana.

Na frente, Dilma teve oscilação de um ponto percentual para baixo, passando para 36% das intenções de voto entre os catarinenses. Aécio passou de 20% para 25%, ultrapassando Marina, que tinha 24% e agora está com 19%. Tanto a subida do tucano quanto a queda da ambientalista foram além da margem de erro de três pontos percentuais da pesquisa.

Pastor Everaldo (PSC) atingiu 2%, enquanto Luciana Genro (PSOL) foi citada por 1% dos entrevistados – ambos mantendo os percentuais do levantamento anterior. Eduardo Jorge (PV) voltou a atingir 1%, mesmo percentual dos demais candidatos somados. Brancos e nulos são 4%, e 12% dos eleitores ainda estão indecisos.

Fonte: Rádio Tropical FM

Serviço telefônico está disponível para tirar dúvidas sobre eleições

O eleitor que estiver com dúvidas a respeito de onde deve votar, que documentos deve levar no dia da eleição, ente outras temas, poderá ter a resposta às suas perguntas através do Disque Eleitor, serviço telefônico disponibilizado 
pela Justiça Eleitoral catarinense.

O atendimento teve início nesta quinta e se estende até o cinco de outubro pelo telefone 0800-648-3310. A ligação é gratuita.

O objetivo é criar um canal de comunicação direto com o eleitor para que as dúvidas sejam sanadas e o cidadão possa exercer seu direito ao voto de forma tranqüila.

Entre os assuntos que podem ser respondidos pelo Disque Eleitor estão: a obrigatoriedade do voto; como votar (branco, nulo e na legenda,  prazo para tirar a segunda via do título; como justificar a ausência às urnas no dia da eleição; que documentos o eleitor deve levar para provar sua identidade; locais de votação, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Disque Eleitor, Simone dos Santos Di Bernardi Martins, a expectativa é que a procura pelo serviço seja intensa.

Fonte: Rádio Tropical FM

Gado leiteiro e frutas de caroço foram temas em encontros no dia de ontem em Pinheiro Preto

Dois encontros importantes aconteceram no dia de ontem quinta-feira (25) no interior do município de Pinheiro Preto. Um tratou sobre a criação de gado leiteiro e o outro sobre produção de frutas de caroço. O resultado desses dois eventos quem nos conta é o prefeito de Pinheiro Preto Euzébio Viecelli.
Fonte: Rádio Tropical FM

Carnava de Joaçabal: Liesjho define ordem de desfile para 2015

Acadêmicos e Aliança desfilam no sábado

A diretoria da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste (LIESJHO) e representantes das agremiações Aliança,Vale Samba, Unidos do Herval e Acadêmicos do Grande Vale definiram na noite de quinta-feira, dia 25, a ordem dos desfiles de 2015.

A definição já com base no novo modelo que prevê desfiles competitivos nas noites de sábado (14 de fevereiro) e domingo (15 de fevereiro) foi definida através da orientação do Diretor Técnico e de Julgamento, César Luiz Junqueira. Dentro desse novo modelo aceito por todos os presentes a ordem de desfile ficou assim definida: no sábado, dia 14, abre o desfile a Acadêmicos do Grande Vale e encerra a Aliança. No domingo, dia 15, abre o desfile a Vale Samba e encerra a Unidos do Herval.

 Nesse modelo as duas atuais campeãs – Aliança e Unidos do Herval – fecham as noites de desfiles competitivos. Outro tópico definido é que a partir de 2015 o tempo de desfile volta a ser de 60 a 70 minutos por agremiação em um percurso de 400 metros. O horário para início dos desfiles está marcado inicialmente para as 22 horas nas duas noites. “Para os próximos anos ficou estabelecido que a ordem de desfile será estabelecida após nova avaliação do evento. Não se estabeleceu uma regra até porque esse modelo é novo”, destacou Junqueira.


Entre as vantagens do novo modelo, os integrantes das agremiações e da Liesjho presentes a reunião citaram: duas noites competitivas de desfile o que torna o evento mais atrativo, menor custo para as escolas, possibilidade das pessoas desfilarem nas duas noites e não por apenas uma agremiação, facilidade para crianças e idosos participarem e acompanharem o evento em virtude do horário não ser tão estendido, não confronto de horários com o Carnaval de Blocos, retirada mais rápida das arquibancadas com o desfile no domingo e não mais na segunda-feira, participação mais intensa dos integrantes dos blocos no desfile das escolas e a manutenção do turista por mais tempo na cidade já que antes ele escolhia apenas o dia competitivo para a compra de ingressos, sendo a segunda-feira quase que restrita ao público regional.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Videira: BRF homenageia 344 colaboradores

Um momento de muita emoção, valorização e reconhecimento. Assim foi a realização do Nossa Gente Nossa História (NGNH), um programa que homenageou funcionários da Unidade da BRF de Videira que completaram 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de empresa. O evento foi realizado no último dia 19, no ginásio duplo da SERP, quando foram agraciados, no total, 344 funcionários de todas as áreas da Unidade. 

Realizado anualmente, o NGNH é um dos maiores programas de valorização do Brasil e desde que foi criado, em 1989, realiza homenagens aos colaboradores da BRF, com tempo de casa a partir de 10 anos. Nele, os funcionários e seus familiares, vivem um momento especial, quando a empresa reconhece a importância das pessoas na construção da sua história. 

"É, definitivamente, um momento único onde agradecemos toda dedicação, empenho e comprometimento dos nossos colaboradores", definiu, em seu pronunciamento, o gerente da Unidade Giovani Lazzarin Mendonça. Segundo ele, reconhecer estes atributos foi a forma que a companhia encontrou para externar o quanto as pessoas são importantes. "Temos muito orgulho da nossa gente e este reconhecimento é justo e necessário". 

Em sua sistemática de funcionamento, o NGNH consiste em oferecer aos funcionários homenageados uma premiação financeira - de acordo com o tempo de empresa, podendo chegar até quatro salários nominais, um boton da companhia e um jantar especial, com direito a acompanhante. Nele, ainda, os colaboradores com mais tempo de casa recebem um reconhecimento ampliado, quando suas trajetórias são contadas em vídeo. 
Neste ano, entre os colaboradores com mais tempo de casa, dois funcionários receberam homenagens especiais: Antônio Augusto Borin, que completou 40 anos de empresa e Gema Rissardi Garcia, que comemorou 45 anos na BRF. "Quanto orgulho nos dá poder contar com pessoas tão especiais, tão dedicadas quanto o Borin e a dona Gema, que são exemplos para todos nós", definiu Giovani. 
O evento contou com a participação de mais de 800 pessoas, entre homenageados, seus familiares e representantes da companhia. Nele, cada detalhe foi minuciosamente pensado para que os agraciados se sentissem especiais. "É um evento que envolve ampla preparação, muito cuidado e dedicação de toda a equipe organizadora, porque eles merecem", explica a coordenadora de Recursos Humanos, Karina Driessen Moreira. 

Segundo ela, este tipo de reconhecimento, além de se configurar num efusivo agradecimento pelo tempo de casa, também serve para demonstrar o carinho que a BRF tem com os seus colaboradores. "As pessoas sempre foram o nosso principal patrimônio. Porque elas nos ajudam, dia após dia, a construir esta grande empresa", define.

GEMA COMEMORA 45 ANOS DE BRF
Gema Rissardi Garcia começou trabalhar na BRF com 14 anos, em 1969. Naquele tempo, a então Perdigão já despontava como uma das maiores empregadoras da região e ela viu a possibilidade de iniciar sua vida profissional no frigorífico, onde a jornada era longa e os processos manuais. "Tudo era muito menor do que hoje, mas a vontade de estar aqui, trabalhando, é a mesma", diz ela, que atualmente trabalha no setor de Curados.

Quando iniciou na companhia, Gema nem imaginava que alcançaria a expressiva marca de 45 anos de trabalho na BRF. "Só posso dizer que sou feliz, realizada e que tudo que conquistei foi através do meu trabalho aqui na empresa. E, ainda hoje, todos os dias eu venho para cá com a mesma disposição que tinha lá no início, porque me sinto muito bem aqui", enfatiza. 

No início de sua trajetória, ela lembra que os guarda-pós utilizados eram levados para casa para serem lavados e que o almoço era de responsabilidade dos funcionários - que se reuniam para almoçar na ilha Ermínio Salata de Almeida, localizada ao lado da Unidade da BRF. "Todos iam lá para comer e depois descansar um pouco. Só mais tarde é que foi construído refeitório, mas a vianda continuava vindo de casa", lembra.

BORIN COMPLETA 40 ANOS NA EMPRESA

O funcionário Augusto Antonio Borin comemora, em 2014, 40 anos na empresa. A exemplo do que aconteceu com milhares de outros funcionários da BRF, ele veio para Videira em busca de uma oportunidade de trabalho. Em 1974, deixou para trás a casa de seus pais, em Capinzal e, de trem, chegou à Videira. "Aqui a gente sabia que tinha o frigorífico e era mais fácil achar colocação", explica. 
No início, ele trabalhou na linha de processamento de aves, passando em seguida para o setor de geração de frio e, mais tarde, para a geração de vapor, onde atua nos últimos 25 anos. "O mais importante foi a oportunidade que eu tive e que soube aproveitar. Assim, construí minha vida profissional, minha família e as muitas amizades que tenho aqui dentro. Faria, com certeza, tudo de novo", enfatiza.

HOMENAGEADOS DE 2014

45 ANOS
Gema Rissardi Garcia

40 ANOS
Augusto Antonio Borin

35 ANOS
Alfredo de Araujo
Carlos Barauna
Celso Antunes Lins
Deonizio Carlos Schneider
Dirceu Lemos Martins
Elpidio de Souza
Jose Luiz Gambatto
Juarez Silveira
Leoberto Morgan
Narci Pascoali
Noely Motta da Rosa
RandolfoRoldao do Amaral
Sebastiao Alves Rodrigues
Sergio Lemes
Valdemir Vicelli
Vilmar Cardoso da Silva

30 ANOS 
Adao Selvino de Mattos
AdelirSchunig
Claudir Surdi
Divonir Nardi
Eloir Alves de Souza Cordeiro
Everaldo Jose Sommer
Geronimo Luiz Novello
Gilberto Dalmolin
Guido Jose Both
Inez Pozzan
Irineu da Cruz Neres
Jandir Moreira Cardoso
José Vilmar Bariviera
Juvenil Ribeiro
Leonilda Alonso de O Otto
Luiz Carlos Nardi
Luiz Jose Ogliari
Mohamed Hegazi Ahmed Taha
NerciRodrigues Ognibene
Neri Pereira de Brito
Santo Biali
Segundo Antonio Fantin
Ulisses Jose Strapazzon
Valmir Danielewicz
Wilmar de Jesus de Morais

25 ANOS 
84 Colaboradores

20 ANOS 
57 Colaboradores

15 ANOS 
59 Colaboradores

10 ANOS
101 Colaboradores

Fonte: Rádio Videira AM

Treze Tílias: Rotary Club promove palestra com Jeanpaolo Aver

A palestra hoje à noite a partir das 20h00 horas na Socap, com o tema voltado ao alcoolismo, drogas e depressão.

Jeanpaolo Aver é da cidade gaúcha de Erechim do Sul. Ele é autor de diversos livros, palestrante no Brasil e exterior e professor universitário.

A palestra foi agendada ainda no mês de março de 2014, devido a palestrante ser muito requisitado.

De acordo com a organização da iniciativa, a palestra é uma oportunidade para as famílias aprenderem a tratar as doenças do alcoolismo, drogas e depressão, presente em muitas famílias brasileiras, a entrada será gratuita.

Fonte: Rádio Tropical FM

Joaçaba: AJOV participa dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc)

Entre os dias 20 e 24 de setembro, atletas da Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV), representaram a Fundação Municipal de Cultura e Esporte de Joaçaba nos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), que aconteceram na cidade de Criciúma.

Apesar de terem perdido por 3 x 0 sets para as equipes de São Carlos, Tangará e Blumenau, as atletas que participaram da competição, são dois anos mais jovens do que a idade limite para o campeonato.

João Luchese, técnico que acompanhou as atletas ressaltou que a mesma equipe poderá participar da competição até o ano de 2016. Ele também informou que mesmo não tendo passado para a segunda fase, a participação foi de extrema importância, já que prepara as atletas para as próximas competições.

“Participar desse tipo de competição, ajuda no entrosamento entre as atletas, diminui a ansiedade no momento dos jogos, além de motivar a equipe. Acredito que essa equipe poderá se tornar competitiva e brigar por títulos nas competições do ano que vem”, cita o técnico.
A participação na competição foi possível graças a uma parceria entre a AJOV, Prefeitura Municipal de Joaçaba e Fundação Municipal de Cultura e Esporte.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Arroio Trinta: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza eleições

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arroio Trinta realiza neste domingo dia 28, eleições de novos membros do Conselho Tutelar do Município.

O presidente da entidade, o Cabo da Polícia Militar, Hilário Apel faz uma chamado para a população de Arrio Trinta para ajudar na escolha dos novos membros do conselho. Segundo Apel, todos os eleitores do município estão aptos a votar. 

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arroio Trinta, informa que o local da votação será a Câmara de Vereadores das 08 às 12 horas deste domingo.

Fonte: Rádio Tropical FM

Lei que define aumento de biodiesel no diesel traz vantagem para produção familiar

O Governo Federal aumentou o percentual de biodiesel no óleo diesel, comercializado para o consumidor final, para 7%. A medida, que vai valer a partir de 1º de novembro, ampliará o mercado e a procura por matéria-prima da agricultura familiar. "Com essa nova medida, há uma ampliação em 40% do mercado brasileiro de biodiesel e isso, certamente, amplia a demanda por produtos da agricultura familiar, gera mais renda para os produtores e diminui a necessidade de importação", explica o ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller.

A inciativa, segundo o ministro, vai beneficiar 84 mil famílias de agricultores em todo o Brasil. A Lei 13.033 determina que o biodiesel necessário à adição obrigatória ao óleo diesel deverá ser fabricado, preferencialmente, a partir de matérias-primas produzidas pela agricultura familiar.

Benefício

Atualmente, 43 das 55 usinas brasileiras possuem o Selo Combustível Social - o que corresponde a 78% das usinas - e participam do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel - da Secretaria de Agricultura Familiar Familiar/MDA. Elas respondem por 99% da produção do biodiesel brasileiro.

Com a mistura de 5% de biodiesel (B5), o Brasil produzia cerca de 3 bilhões de litros/ano, dado que já colocava o País como 3º maior produtor de biodiesel do mundo. A nova alteração deverá colocar o Brasil como 2º maior produtor do mundo, a partir de 2015, porque o volume de biodiesel a ser produzido é 40% maior que o mercado com B5.

Em 2013, os maiores produtores foram os EUA (1º), a Alemanha (2º) e o Brasil (3º). O Brasil também está entre os maiores consumidores, ficando em 2º lugar. O maior consumidor são os Estados Unidos.

Fonte: Rádio Videira AM 

Alunos da região de Joaçaba representam SC na Feira Nacional de Matemática na Bahia

Quatro alunos de Capinzal e Luzerna estão representando a Gerência Regional de Educação de Joaçaçaba na 3ª Feira Nacional de Matemática. O evento está sendo realizado no Museu de Ciência e Tecnologia de Salvador na Bahia. Os alunos Willian Rodrigues, Emanuela Pereira (Capinzal), Sofia Simon e Valeska Stofel (Luzerna) tiveram trabalhos selecionados em nas etapas municipais e estadual da Feira de Matemática. Os alunos viajaram para a Bahia acompanhados pela Supervisora de Educação Básica e Profissional, Rosangela Maria Dalagnol Parizzi.

Fonte: Rádio Catarinense

Bancários em SC rejeitam proposta salarial e entram em greve a partir da próxima terça-feira

Sindicatos de bancários do país inteiro decidiram, na noite dessa quinta-feira, entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de setembro. Em Santa Catarina, até as 22h30min havia informação de que a categoria decidira pela greve em Florianópolis e região, em Concórdia, Chapecó e Joaçaba.

Eles rejeitaram a proposta de 7% de aumento, apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na semana passada, e reivindicam reajuste salarial de 12,5%. Conforme nota do Sindicato dos Bancários de Concórdia, a categoria também pede "o fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações".

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), a greve já foi decidida em pelo menos 18 Estados brasileiros, mais no Distrito Federal. Nesta sexta-feira, as federações estaduais e confederações nacionais de bancários devem apresentar o quadro de adesão à greve de todos os sindicatos do país.

Na manhã desta sexta-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a Contraf-CUT decidiram que uma nova rodada de negociações será realiza no sábado, dia 27, em São Paulo. De acordo com informações da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santa Catarina (Feeb-SC), um representante de SC foi convidado a participar da reunião.

Fonte: Rádio Videira AM 

Água Doce: Administração Municipal promove Audiência Pública

A Prefeitura de Água Doce vai realizar nesta sexta-feira, dia 26, uma audiência pública para prestação de contas do 2º quadrimestre de 2014, referente aos meses de maio à agosto. De acordo com o setor administrativo do município, a audiência será às 14h00 no salão nobre da Prefeitura Municipal e convida a população para participar do ato, quando serão apresentados os investimentos e gastos realizados pelo município no período.

Fonte: Rádio Tropical FM

Seminário discute prevenção dos acidentes de trabalho em SC

Seminário discute prevenção dos acidentes de trabalho. Em SC 21% dos casos fatais são por quedas de altura.






















Fonte: Acaert

Salto Veloso: Mês da Cultura apresenta o 2º Salto Encanto

O Festival Municipal da Canção de Salto Veloso, contará com a participação de 28 candidatos, divididos em três categoria: categorias infantil, juvenil e adulto. 

Conforme o diretor de Cultura do Município, Arnando Bevegnu, as apresentações serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes a partir das 19h30min, com entrada franca.

O Segundo Salto em Canto será transmitido pela Rádio Tropical a partir das 20h00 horas. O mês da Cultura de Salto Veloso encerra amanhã com a realização do encontro de Corais a partir das 17 horas no Centro de Eventos Antônio Ferronatto. De acordo com Arnaldo Bevegnu, o encontro contará com mais de 12 corais. 

Fonte: Rádio Tropical FM 

Ministério da Saúde e autoridades médicas garantem segurança da vacina contra o HPV

Ministério da Saúde e autoridades médicas garantem segurança da vacina contra o HPV.
Fonte: Acaert

Macieira: Crianças do CRAS terão sessão de cinema

As crianças do CRAS, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, participarão nesta segunda-feira, dia 29, de uma sessão de cinema no município de Videira.

Conforme conta a psicóloga Michele de Almeida Gomes, as crianças irão assistir ao filme Os Croods. A animação é uma comédia pré-histórica que acompanha a atrapalhada e divertida aventura da primeira família que já habitou a Terra, enquanto eles partem em busca de uma nova casa, depois que a caverna do clã foi destruída.

De acordo com Michele, o filme trata de forma descontraída a importância do trabalho em equipe e do convívio familiar.

Após o filme, Michele abordará estas questões com os alunos em sala de aula. O filme, que não está mais em cartaz, será exibido especialmente para a atividade.

Fonte: Rádio Tropical FM

Motorista que fugiu da polícia por que estava com som alto leva 5 multas

Um motorista levou 5 multas na manhã desta sexta-feira, 26, em Joaçaba. Ele dirigia um veículo pela Rua Sete de Setembro por volta das 9h, quando recebeu ordem da polícia para parar o carro, que estava com o som muito alto, mas não obedeceu.

Segundo informações da Polícia Militar, o homem de 30 anos dirigia em um Kadett com placas de Herval d´Oeste e foi parado após ser acompanhado por uma viatura, bem distante de onde recebeu a ordem de parada. O motorista foi multado por que estava com os documentos do carro atrasados desde 2012, sem a carteira de motorista, o carro não estava em seu nome, por isso o dono também responde e não obedecer ordem de parada e perturbação de sossego, pela qual responderá a um Termo Circunstanciado. O veículo e o som foram apreendidos.

Fonte: http://www.ederluiz.com.vc

Polícia Militar de Videira registra tentativa de homicídio

Vítima é um rapaz de 19 anos que recebeu uma facada

A guarnição da Polícia Militar de Videira foi acionada via COPOM por volta das 10:30 horas da manhã de hoje (26), para deslocar até o bairro SESI na rua Ricardo Brandalise, onde havia um masculino sobre a calçada, com ferimento provocado por arma branca.

Foi entrado em contato com a vítima H.S.D 19 anos, onde apresentava um ferimento perfuro cortante no quadrante inferior esquerdo do abdômen, e relatou que foi agredido por dois masculinos, tendo indicado como autores: R. G. e M.G., ao quais agrediram-no com socos e um golpe de faca, resultando nas lesões informadas.


Diante dos fatos, realizamos buscas nas proximidades no intuito de localizar os autores, entretanto, não logramos êxito. Sabe-se que os autores do crime já foram presos anteriormente pela Polícia Militar, e soltos recentemente.

Fonte: Rádio Vitória AM

Bebê é encontrado morto em guarda roupa no Oeste

A polícia investiga o caso de um bebê encontrado morto em casa na noite de quinta-feira (25) em Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina. Familiares disseram que a criança, uma menina, foi achada sem vida dentro de um guarda-roupa. Eles levaram a mãe, de 24 anos, em estado de choque e o bebê ao hospital.

Segundo informações da Polícia Civil, o caso foi descoberto por volta das 23h50. O boletim de ocorrência relata que o cunhado encontrou o bebê morto e que a mãe foi achada em estado de choque dentro do guarda-roupa da própria casa. O documento não especifica onde a criança estava.
A Polícia Militar soube do caso após familiares levarem mãe e bebê ao Hospital São Cristóvão, em Faxinal dos Guedes. Como a jovem ficou internada na unidade, a guarnição ainda não havia conversado com ela até a publicação desta reportagem. Conforme a diretora do hospital, Sandra Fontana, o bebê chegou no hospital sem vida e mãe ficou internada até a manhã desta sexta (26), quando foi liberada.

Investigação

O delegado responsável pelo caso, Luiz Carlos Dadan, afirmou que não há clareza sobre o que realmente ocorreu. A informação sobre a morte do bebê foi dada inicialmente à PM. Os familiares disseram que a criança estava no guarda-roupa, porém, a Polícia Civil ainda não foi a residência para verificar e fazer a perícia.

Há várias possibilidades a serem analisadas, informou o delegado. A polícia vai investigar se houve aborto e, em caso positivo, se foi espontâneo ou provocado. Caso tenha sido induzido, será apurado se o foi pela própria gestante ou se por outra pessoa com o consentimento dela.
Também se trabalha com a possibilidade de um infanticídio. Para isso, aguarda-se exame do Instituto Médico Legal (IML), que deve demorar pelo menos 10 dias. O inquérito será instaurado e os familiares serão ouvidos em depoimento. O IML de Chapecó vai buscar o corpo.

Fonte: G1 SC

Herval d' Oestel: Motorista perde controle do veículo e bate em poste no acesso Egídio Pozzobom

Acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira

Um motorista levou um grande susto no início da tarde desta sexta-feira (26) no acesso Egídio Pozzobom em Herval d’Oeste. O condutor Marcelo Girárdi, 35 anos, se deslocava no sentido Herval d’Oeste/Erval Velho quando perdeu o controle do veículo. O Gol rodopiou na pista e só parou depois de bater contra um poste.  O motorista sofreu ferimentos leves e foi conduzido até o setor de emergência do Hospital Universitário Santa Teresinha.



Fonte: Rádio Catarinense

Santa Catarina não terá 'Lei Seca' no dia das eleições em outubro

Os municípios de Santa Catarina não deverão ter a expedição da 'Lei Seca' durante o pleito eleitoral de 2014. Por acordo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o comando-geral da Polícia Civil, a venda e consumo de bebidas alcoólicas durante a eleição estão autorizadas.

De acordo com o TRE, serão abertas exceções proibitivas apenas em demandas específicas dos juízes de zonas eleitorais. Cada uma das 105 zonas do estado podem solicitar, em caráter excepcional, a instituição por meio de portaria e o documento será expedido para o TRE. Uma comissão de segurança do órgão deve analisar o pedido até a antevéspera das eleições.

Historicamente, Santa Catarina não realiza a Lei Seca desde outubro de 2004, quando a portaria não foi aplicada no segundo turno das eleições para prefeito de Florianópolis. Nas eleições de 2006, o estado inteiro não adotou a medida. Em 2008, apenas as cidades de Tubarão, Pedras Grandes, Treze de Maio, Jaguaruna e Sangão aplicaram a lei. Em 2012, não houve adesões.

Segundo a SSP, a opção de não expedir a portaria é fruto de eleições sem histórico de conflitos nos dias de votação. Abusos, no entanto, serão reprimidos. Cerca de 20 mil policiais civis e militares estarão nas ruas nos dias das eleições. O 1º turno de 2014 ocorre no dia 5 de outubro e o 2º no dia 26 de outubro.

Fonte: Rádio Videira AM

Joaçaba: Vereador sugere 4ª pista para Avenida XV de Novembro

Indicação foi apresentada esta semana na Câmara

Os constantes congestionamentos de trânsito que ocorrem em determinados horários na área central de Joaçaba motivam a busca por alternativas que minimizem este problema. Uma indicação neste sentido, apresentada na Câmara pelo vereador Ademir Righi, teve a adesão de todos os demais vereadores e se tornou coletiva. O vereador sugere que o atual calçadão existente entre a passarela Atílio Pagnoncelli e a ponte Jorge Lacerda, que fazem ligação entre Joaçaba e Herval D’ Oeste, possa dar espaço a uma quarta pista.

“A sugestão é para que o espaço do calçadão possa ser transformado em pista, permitindo que aquele trecho da avenida tenha quatro vias  e que uma nova calçada para pedestres seja construída nas margens do Rio do Peixe. Aquele local concentra um grande fluxo de veículos que se direcionam para bairros, para Herval e Luzerna. Acredito que mais uma via reduziria os congestionamentos”, disse Righi. O vereador ressalta ainda que os custos para viabilizar esta obra não seriam muito expressivos, mas que a liberação de licença ambiental poderia ser um ponto de dificuldade.


Fonte: Adriana Panizzi

Alunos da regional de Videira participam da Feira Nacional de Matemática.

São dois trabalhos, um de Tangará e outro de Arroio Trinta
Os projetos Filosofando e Francionando, uma releitura do divertido mundo minecraft, da Escola de Educação Básica João Jorge de Campos, de Tangará, e Artemática do Jeans, da EEB Governador Bornhausen, de Arroio Trinta, estão representando a Gerência Regional de Educação (Gered) de Videira na III Feira Nacional de Matemática, que está acontecendo de 24 a 26 de setembro, em Salvador, capital da Bahia. 

O evento, que é promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), será realizado no Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia (MCT), os alunos da região de Videira, acompanhados dos seus orientadores e do Coordenador da Feira Regional de Matemática da Gered e membro efetivo da Comissão Permanente das Feiras de Matemática (CPFMat /SC), Flávio de Carvalho, embarcaram para a capital baiana na última terça-feira, 23, e esperam voltar de lá com bons resultados. “Nossos trabalhos tem alto nível e são muito bem feitos. Além disso, a experiência que esses estudantes terão serão única e poderá motivá-los ainda mais para realizarem outros projetos de pesquisas”, relatou Flávio.

Feira vai contar com estandes de trabalhos nas modalidades “Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras Disciplinas”, “Matemática Pura” e “Materiais e/ou Jogos Didáticos”. As exposições são realizadas por estudantes matriculados na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), educação superior, educação especial e professores de instituições das redes públicas e privadas.

A gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares, destacou que a Feira é um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências. “Estamos muito felizes com a participação de nossos projetos. Além de ser destaque em nível nacional, isso mostra a boa qualidade do nosso ensino”, afirmou Rita.

Projetos:

* EEB João jorge de Campos – Tangará
Trabalho : Filosofando e Francionando, uma releitura do divertido mundo minecraft
Aluno Expositor : Mateheus Bernardo Dambrowski
Professor orientador : Genecy Gusatto Matana

* EEB Governador Bornhausen - Arroio Trinta
Trabalho : Artemática do Jeans
Alunos Expositores : Anny Karoline Sartori e Izabele Gemeli Rigo
Professor Orientador : Silvana Rita Nesi Perin

Fonte: Josiane Ugolini - Assessora de Comunicação

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira