segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Secretaria de Turismo e Cultura de Videira lança o projeto “A história que virou Cartoon”

Hoje segunda feira (19), acontece o encerramento do curso de desenho do Núcleo de Artes Visuais da Secretaria de Turismo e Cultura. O evento acontece no Centro de Eventos Vitória (CEVI), às 20 horas. Na ocasião também ocorre o lançamento do projeto "A história que virou Cartoon", desenvolvido pelos alunos do curso.

"Será um momento muito significativo para a arte e a cultura de nossa cidade", enfatiza o coordenador do Núcleo - José Renatho Borges. Ele explica ainda que, contando com 42 alunos, o curso ministrado pelo professor Adriano Santos ofereceu aos participantes uma oportunidade de descoberta de talentos e desenvolvimento de habilidades, que empolgou as quatro turmas que fizeram parte do projeto.

Já o projeto "A História que Virou Cartoon" teve uma amplitude maior do que só apenas o resultado de um curso. Ele saiu das dependências do CEVI e convidou as Escolas a serem partícipes o projeto. Para desafiar, instigar e envolver todo o sistema de ensino público, a ideia central foi convidar as Escolas a promoverem um concurso interno para escolha de uma história para representá-las. Então, feito isto, as histórias resultantes deste concurso, foram entregues para que o Professor Adriano e alunos realizassem o processo de ilustração das mesmas. Após a conclusão dos trabalhos de leitura, análise do contexto de cada história, seguiu o trabalho de transformar em imagens a obra escrita.


O Curso

Estimular a produção artístico-literária, instigar a interdisciplinaridade, promover ações para despertar o interesse pela arte e pela literatura, dentro do universo escolar foi o objetivo que norteou a ideia de implantar o curso e a construção do projeto "A História Que virou Cartoon". O secretário de Turismo e Cultura - Clemir Schmitt, explica que os alunos, todos das escolas do sistema público de ensino de Videira, encontraram neste curso uma perspectiva nova, de conhecimento e contato com a arte. Um meio de desenvolver a própria criatividade e um novo olhar sobre o significado da arte.



Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário