quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Prefeitura de Videira e Sebrae lançam o roteiro rural Caminho das Videiras

Com o objetivo de alavancar o turismo e contribuir com o desenvolvimento econômico do município de Videira, a prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Sebrae, lançou o roteiro turístico rural Caminho das Videiras. Na ocasião também foram apresentados os resultados do projeto e foi inaugurada a reforma do Observatório Astronômico Domingos Forlin. O evento aconteceu na noite da última segunda-feira (12), no próprio Observatório, e foi acompanhado por autoridades, empreendedores do setor e pelos parceiros do projeto.

"Hoje é um momento muito importante para o turismo videirense, pois sela a construção de um caminho que será o legado dessa administração municipal, que com muito trabalho colocou Videira no cenário turístico brasileiro", destacou o prefeito de Videira - Wilmar Carelli.

O roteiro rural compreende nove empreendimentos, sendo sete propriedades rurais e dois de artesanato. O diretor de Turismo - Yuri Hentz explicou todas as etapas do projeto, desde 2014, quando foi iniciado. "Após definir os parceiros, começamos a montar um produto turístico estruturado. O Sebrea realizou as capacitações, consultorias e todo o assessoramento técnico, preparando todos os parceiros para melhor receberem os turistas e agregar lucro às suas atividades, além de estruturar o roteiro rural e a fazer a prospecção de mercado. Já o poder público trabalhou integralmente na retaguarda, oferecendo condições e financiando o serviço dos consultores junto aos parceiros. Consolidamos tudo isso, entregando, hoje, o material de divulgação do roteiro rural. Nós plantamos a semente e a partir de agora o Caminho das Videiras está apto para receber turistas".

Foram confeccionadas placas indicativas para os empreendimentos, bem como material publicitário, visando a divulgação do projeto. A diretora regional do SEBREA - Suely Bernardi, destacou que o lançamento do roteiro rural é apenas o encerramento da primeira etapa. "O projeto foi muito bem trabalhado pela equipe da prefeitura, pela equipe do Sebrae e pelos empreendedores, que se empenharam para tornar real o roteiro turístico. Pois até então tínhamos aqui empreendimentos maravilhosos, mas não de forma roteirizada. Daqui pra frente, eles passam a lucrar com o turismo e a cidade também", afirmou.

Reforma do Observatório

Na oportunidade foi inaugurada a reforma do Observatório Domingos Forlin, que foi contemplado com uma cúpula nova, dando melhores condições de para visualizar o céu durante a noite. Também foi feita a manutenção preventiva dos telescópios, o piso foi todo trocado, com impermeabilização, além da pintura externa e interna. A Prefeitura investiu R$ 92.530.33 nesta reforma.

O secretário de Turismo e Cultura, Clemir Schmitt, ressaltou a importância da reforma do Observatório. "A reforma completa do Observatório é mais uma conquista importante para o setor turístico videirense, pois deixa este equipamento turístico pronto para ser inserido no roteiro nacional de turismo didático e estudantil", disse. Ele destacou ainda o trabalho realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura nos últimos oito anos para reintegrar o turismo de Videira em um roteiro regional. "A partir de uma reorganização e da participação em rotas turísticas, como foi o caso da Rota da Amizade, nós conseguimos avançar muito no Turismo, chegando a receber turistas de todas as partes do Brasil. Além disso, aumentamos significativamente o número de turistas no município, já que juntos o Observatório e o Museu do Vinho representam um fluxo de aproximadamente 15 mil turistas por ano. Para Videira, uma cidade que não tem a cultura do turismo, é um número que nos orgulha muito"




Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário: