quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Novo radar meteorológico móvel é autorizada pelo Governo de SC

Após milhares de pessoas terem sido afetadas pelo ciclone que passou por Santa Catarina no último domingo (4), sem aviso prévio sobre a intensidade do fenômeno, o Governo do Estado assinou o contrato que autoriza a fabricação de um novo radar meteorológico móvel.

Os questionamentos da população sobre um alerta para os fortes ventos correspondem a grande parte das reclamações no início desta semana. O radar, fabricado pela empresa norte-americana Enterprise Electronics Corporation, terá cobertura de 52 municípios - 19,29% do Estado -, e poderá se deslocar para qualquer região de Santa Catarina.

O projeto, assinado pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, terá a ordem de serviço para a construção expedida em breve, garante a secretaria. A partir dessa data terá 180 dias para ficar pronto. Três empresas participaram do processo de licitação do radar Banda X, que tem um investimento de R$ 3.401.222,00.

O valor tem recursos do programa Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil. O sistema de radares catarinense conta atualmente com o Radar de Lontras, que cobre 192 municípios e tem a maior cobertura do território estadual - 78,41%.

O Radar Oeste, localizado em Chapecó, está em fase de fabricação na Alemanhã e deve ser concluído no primeiro semestre de 2017. Ele oferecerá cobertura em 138 municípios e corresponderá a 42,74% de Santa Catarina.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário