segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Joaçaba: Vereador pede que seja oferecido o serviço de radioterapia

Em recente sessão na Câmara de Vereadores, durante seu pronunciamento, o vereador Vilmar Zilio pediu para que fosse enviado um documento para toda a bancada política de Brasília, com apoio de todos os vereadores, para que agilize a implantação do serviço de radioterapia em Joaçaba.

Já existe um projeto que foi homologado no Ministério da Saúde em novembro de 2013, após Joaçaba ter sido contemplada no Plano de Expansão de Radioterapia no SUS – Sistema Único de Saúde que prevê a construção de mais de 80 núcleos no país. “Joaçaba já tem a quimioterapia, mas o procedimento de radioterapia, realizado em conjunto, não tem ainda e o paciente precisa ser encaminhado para outro centro, o que aumenta ainda mais o sofrimento e prejuízos financeiros nas pessoas que precisam se deslocar e até ficar semanas em Chapecó, como foi o meu caso, que precisei do tratamento”. Falou Zilio.

Quimioterapia: É um método que utiliza vários medicamentos denominados como quimioterápicos, que combatem as células que estão produzindo o câncer, de modo a destruir os seus rastros e permitindo que estas células não se espalhem no organismo. Este é um tratamento que pode ser realizado em conjunto com a radioterapia e/ou uma cirurgia, podendo ser ministrada de maneira isolada ou combinada.

Radioterapia: É um método que trata o local onde ainda não ocorreu metástase, isto é, que ainda não se encontra em fase avançada e nem se alastrou pelo organismo atingindo outros órgãos. Este procedimento utiliza descargas de radiações no tumor que danifica o DNA das células, impedindo assim a sua reprodução.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário