quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Iomerê: Núcleo Regional de Criadores de Ovinos e Caprinos implanta programação de Experimento Confinamento de Ovinos

O coordenador de eventos do núcleo, Carlos Alberto da Silva explica que o objetivo do experimento tem o intuito de otimizar o manejo, buscar formas alternativas e eficientes de alimentação e conversão alimentar e melhoramento de índices zootécnicos.

Outra meta da iniciativa é avaliar o desempenho de cada grupo racial dos animais confinados em um mesmo ambiente e com a mesma alimentação. Carlos Alberto da Silva, informa que o sendo avaliados três animais machos, das raças Ile de France, Hampshire Down, Santa Inês, Texel e Doorper. 

O experimento contou com acompanhamento da Estação Experimental da Cidasc de Videira e de Lages. Segundo Silva, os animais foram acompanhados com pesagens individuais quinzenalmente. Após jejum de 16 horas, os animais serão abatidos nesta quinta-feira, dia 15, no frigorifico Cooper Sucesso de Iomerê.

As carcaças permanecerão na câmara de resfriamento por 24 horas, após esse período seguem para pesagem e medição no Frigorífico Friguzzi de Tangará na sexta-feira, dia no dia 16.

E no sábado, dia 17, às 19h30min a carne será preparada para uma análise sensorial composta por 25 apreciadores da carne ovina de todo estado de Santa Catarina.

Depois da análise sensorial, será servido um jantar para os sócios do Núcleo de Criadores de Ovinos e Caprinos, autoridades regionais, e convidados. O evento será realizado na comunidade da Linha Bridi, Iomerê.

O Evento está sob a coordenação do Núcleo de Criadores e conta com apoio do Frigorifico Cooper Sucesso, Frigorífico Friguzzi, Estação Experimental de Videira e Lages, Cidasc e Comunidade Nossa Senhora Aparecida.


Fonte: Rádio Tropical FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário