sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Invento que potencializa inseminação artificial em suínos está prestes a ser testado cientificamente

Jeferson Rodrigo Gatti é um empreendedor conhecido dentro da Unoesc. O diplomado do curso de Engenharia de Produção Mecânica, do campus de Joaçaba, desenvolve desde a sua graduação uma ferramenta que permitirá elevar os resultados da inseminação artificial em suínos. O projeto, desenvolvido há cinco anos por ele, com o auxílio de diversos professores, está prestes a ser testado cientificamente pelo primeiro cliente.

O invento possibilitou ao jovem empreendedor estar no ranking das 100 melhores empresas startups para se investir no país em 2016, além da aprovação no programa Sinapse da Inovação. Atualmente, Jeferson é pré-incubado da Pré-incubadora Tecnológica da Unoesc Joaçaba e mestrando do curso de Ciência e Biotecnologia, no campus de Videira.

A invenção é uma ferramenta que permite prolongar a vida das células espermáticas fora do organismo animal, de quatro para sete dias. A ação elevará os resultados da inseminação artificial em suínos a um novo patamar de eficiência, capaz de dar início à “Inseminação Artificial de Precisão”. A tecnologia traz benefícios produtivos e rentáveis ao produtor, levando precisão e controle ao processo, considerado de extrema sensibilidade.

— Estamos na fase de prototipagem Beta, que é a criação do produto para ser comercializado. Deveremos colocá-lo em teste nos próximos meses, sendo que o nosso primeiro cliente irá comprovar cientificamente a eficiência do produto. Ainda não posso divulgar o nome desse cliente, mas adianto que é referência nacional e internacional na criação de suínos — disse.

No final de 2015, Jeferson também foi finalista do prêmio MIT Technology Review, que selecionou os 10 jovens inovadores, menores de 35 anos, com maior destaque no Brasil em 2015. De 1,3 mil indicados, Jeferson ficou entre os 50 melhores do país. A premiação é do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês), centro universitário de educação e pesquisa dos Estados Unidos, considerado um dos mais importantes do mundo na área da tecnologia e inovação.

— Esperamos chegar ao final do Sinapse da Inovação com o lançamento oficial do nosso produto — finalizou o empreendedor.

 Fonte: Jessica Dayane Novello/Ascom Unoesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário