terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Herval d’ Oeste: Ong cria casa de apoio para Moradores de Rua

Uma entidade sem fins lucrativos, ecumênica e que surgiu pela união de amigos dispostos a fazer o bem. Essa é a Comunidade Coração de Rua, uma Organização Não Governamental (ONG) que tem como objetivo resgatar a dignidade dos moradores de rua e oferecer à eles novas oportunidades de vida.

A ONG, que é formada por 10 pessoas, tendo à frente das atividades os membros Daniel Nunes, Luiz Antunes e Esmael Fernando Ferrandin, começou a ser estruturada há seis meses, depois que os membros, que são amigos, perceberam a necessidade de ajudar os moradores de rua. “Na região existem os órgãos sociais das prefeituras que auxiliam essas pessoas, mas, não existe nada no formato desse nosso projeto. Fizemos um levantamento e uma visita a cada morador que se encontrava nas ruas de Joaçaba e Herval d’ Oeste, comentando sobre nossa ideia e todos ficaram entusiasmados com a possibilidade de ter um apoio como esse, sendo que poderemos atender moradores de rua de outras cidades da também”, comentou Daniel Nunes, presidente da ONG.

Cozinha do local


A ideia central é disponibilizar uma casa de apoio, para a qual o morador de rua será convidado a se mudar. Neste local, ele permanecerá por quatro meses e encontrará um espaço para tomar banho, dormir e fazer as refeições. Em contrapartida, participará no local de atividades diversas com grupos de apoio espiritual, com membros do Alcoólicos Anônimos, das áreas da saúde e lazer. Além disso, ficará responsável por trabalhar no local cultivando uma horta, cuidando de pequenos animais e ajudando na manutenção da casa. O modelo segue exemplo de casas de apoio já existentes em Florianópolis. Como será uma ONG, todos os trabalhadores serão voluntários, e como não há fins lucrativos, a intenção é que doações da população em geral possam manter o local de portas abertas.

“Diferente de um local de internação ele não será obrigado a ficar aqui. Porém, se sair antes dos quatro meses, não será mais aceito por um determinado período. A estadia precisa ser contínua para que todas as atividades que visam o resgate de sua dignidade sejam concluídas. Queremos que eles redescubram o cidadão digno que existe em cada um, por isso damos o apoio inicial aqui, depois estaremos ajudando para que sejam inseridos no mercado de trabalho”. Explicou Daniel.

A previsão é que a casa, de apoio, que está localizada em Herval d’ Oeste, seja inaugurada no dia 20 de dezembro. O terreno onde está localizada a casa foi cedido por moradores de Herval d’ Oeste que sempre tiveram o sonho de auxiliar pessoas carentes. O local, já está adequado para as atividades, mas, faltam alguns detalhes relacionados à mobília, por isso, a ONG está pedindo a ajuda da comunidade com doações.

“Nossa capacidade será para até 20 moradores. Nesse momento precisamos de 09 beliches e colchões, além de roupa de cama. Posterior à isso, como basicamente vamos sobreviver com a ajuda da comunidade, roupas masculinas, produtos de higiene pessoal e alimentos, serão à qualquer momento, muito bem-vindos”. Descreveu o presidente da ONG, que tem ainda o objetivo de realizar uma ceia de natal, tanto para quem já estiver abrigado na casa, como para distribuir à aqueles que na noite de natal ainda estiverem na rua.

Cada quarto terá três beliches para acomodar os moradores.


Para colaborar, seja com a doação dos itens solicitados ou com algum valor que possa custear a compra deles, basta entrar em contato pelos telefones: (49) 3554-0000 (fixo da ONG), 49- 98816-4869 com Daniel ou 49- 99807-7883 com Daniela.

“Muitas pessoas só continuam nas ruas porque não tiveram uma nova chance. Queremos fazer a diferença na vida deles e quem ajudar também estará fazendo. Está será a primeira casa de apoio da região e dependerá da união das pessoas de bem, seja de qual religião ou posição social forem, para que seja inaugurada e principalmente continue com suas atividades”. Finalizou Daniel Nunes, presidente da ONG.



Com um terreno amplo os moradores poderão
fazer hortas e criar pequenos animais no local.
Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário