quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

25 novos casos de HIV foram diagnosticados na região de Joaçaba em 2016

O dia 1 de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e para reforçar a importância da prevenção e da realização de exames para diagnóstico do vírus a Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba realizou na manhã desta quinta-feira (01) um pedágio informativo no centro da cidade. Com faixas e camisetas alusivas à data, os funcionários da saúde distribuíram panfletos explicativos e também preservativos.

E mais do que nunca a prevenção e estar em dia com os exames que podem diagnosticar o vírus é importante. De acordo com Sulani Welter, coordenadora do programa DST/AIDS de Joaçaba, só em 2016 na região de abrangência da regional de saúde foram 25 novos casos de HIV confirmados e há ainda uma média de 250 pacientes que estão em acompanhamento.


De acordo com a coordenadora, a faixa etária que tem sido mais diagnosticada com o HIV é a de 20 a 49 anos, porém, os registros de infecção pelo vírus na população jovem estão crescendo significativamente.  “É uma população com a qual precisamos trabalhar o assunto. Tanto nas escolas como nas famílias. E a mesma orientação vale para  a população em geral. Hoje não existem mais grupos de risco, qualquer um que manteve relações sexuais sem preservativo está sucetível a contrair o HIV e também outras DSTs, como a sífilis que já é considerada uma epidemia”, afirmou Sulani Welter.

Além da ação neste dia 1, a secretaria de saúde reforça que nas unidades básicas de saúde está realizando outras ações e que durante o ano todo estão a disposição da população preservativos, material informativo, exames para diagnóstico das Dst’s  e acompanhamento em caso de confirmação de alguma doença, tudo de forma gratuita.

“Temos os testes rápidos e os normais, não só para o HIV como para outras doenças. Pedimos que a população procure os postos de saúde, muitas podem ter o vírus e nem saber podendo infectar outras pessoas” , finalizou Sulani Welter, coordenadora do Programa DTS/AIDS de Joaçaba.


Fonte: Portal Éder Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário