quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Videira: Estação Experimental da Epagri em Videira lança vinhos e espumante na comemoração de seus 80 anos

A Estação Experimental da Epagri em Videira completa 80 anos de fundação nesta quinta-feira, dia 24, comemorando a força da vitivinicultura em Santa Catarina.

A unidade foi a pioneira no desenvolvimento dos vinhos finos de altitude catarinenses, que hoje ganham fama pelo Brasil e impulsionam também o enoturismo no Estado.

Esse e outros feitos serão comemorados em uma cerimônia que acontece na estação a partir das 15h desta quinta-feira.

Em alusão à data, a Estação Experimental da Epagri em Videira lança um espumante desenvolvido a partir de uvas Cabernet e Villenave, dois vinhos rosé Malbec e um tinto Merlot.

Também será lançado um cultivar de ameixa, que é resistente à escaldadura, uma doença que pode dizimar pomares inteiros.  O evento terá ainda apresentação do histórico da Estação Experimetnal.

Um dos pontos curiosos das comemorações será a capsula do tempo. Trata-se de uma caixa que vai conter diversos documentos, entre eles a relação de funcionários da Epagri na região, dados de fruticultura e apicultura, indicadores econômicos e a lista de vinícolas do Estado. A caixa vai conter ainda duas garrafas de cada vinho produzido na Estação e nas vinícolas parceiras, o que deve somar entre 20 e 30 garrafas.

A cápsula será enterrada no terreno da Estação Experimental da Epagri em Videira para ser aberta daqui a 20 anos, quando a estação completa 100.



Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário