sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Treze Tílias: Professor Everton Altmayer lança livro sobre o dialeto trentino no Brasil

O lançamento será na noite desta sexta-feira, 04 de novembro. O autor do livro explica que o lançamento será realizado em dois momentos, primeiro às 19h30min na Igreja Matriz, com a realização de missa alpina, com a participação especial do Sexteto VocalFreunde, sob a regência do maestro Bernardo Schneider, vindo da cidade de Maratá - RS.

O Sexteto cantará a missa alpina, uma missa em estilo tirolês de autoria de Hans Seidel.  No segundo momento, após a missa, todos os convidados seguirão para a Câmara de Vereadores de Treze Tílias, onde ocorrerá às 20h30min uma palestra sobre a imigração tirolesa no Brasil, com lançamento do livro, O dialeto trentino no Brasil, do professor, o doutor Everton Altmayer, presidente do Centro Cultural Dona Leopoldina.

Simultaneamente também acontecerá o lançamento do livro, a Imigração Austríaca do Tirol, do estudante de direito Gustavo Baratieri, vindo de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. A palestra será ministrada pelos dois autores.

Altmayer explica que o livro O dialeto trentino no Brasil é uma coletânea de estudos sobre a imigração tirolesa no Brasil, com destaque para o dialeto da região de Trento, no Tirol Meridional.

Conforme o professor, o livro traz uma introdução histórica sobre o Tirol e sobre a imigração, além de textos em dialeto. Já o livro, Imigração austríaca do Tirol, traz as pesquisas de Gustavo Baratieri sobre os imigrantes tiroleses que se estabeleceram na Serra Gaúcha, com destaque para a família Baratter, vinda da região de Brandtal, no Tirol Meridional.

Após a palestra, será oferecido um Cocktail patrocinado pelo Coral Tiroler Echo, com sessão de autógrafos e a venda dos livros. O ato de lançamento dos livros e das palestras é organizado pela Asturtílias e o Centro Cultural Dona Leopoldina, com apoio da Câmara de Vereadores de Treze Tílias, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Coral Tiroler Echo.



Fonte: Rádio Tropical FM

Um comentário: