quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Proposta para o desenvolvimento de lideranças começa a ser colocado em prática em Joaçaba, Herval e Luzerna

A Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), com assessoria do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Unoesc, iniciou nesta semana os trabalhos de elaboração do Projeto para o Desenvolvimento de Lideranças Públicas e Políticas voltadas à sustentabilidade. O projeto possui parcerias com a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e com a Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP).

As primeiras atividades aconteceram na segunda-feira (07) quando lideranças dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna participaram de dois encontros nos quais conheceram a proposta de trabalho que será desenvolvida ao longo do Projeto. O primeiro encontro aconteceu no Centro Empresarial da ACIOC onde foi discutida a proposta da elaboração do projeto-piloto para o desenvolvimento de lideranças públicas e políticas na região de abrangência da ACIOC que tenham compromisso com a sustentabilidade. O trabalho foi coordenado por três profissionais da área de gestão pública e sustentabilidade: Ms Anderson Silva (RAPS), Dra Paula Chies Schommer (UDESC/RAPS) e Dra. Eliane Salete Fillipim (MPA/SBAP). Já às 14h, na Unoesc Joaçaba, os convidados participaram de outro encontro no qual firmaram o interesse em participar ativamente do processo de elaboração do Projeto, além de conhecerem a forma de candidatura para o processo seletivo da RAPS.

Como primeiro passo para a construção coletiva do Projeto de Desenvolvimento de Lideranças Públicas e Políticas para a região Meio Oeste, foi agendado trabalho de co-criação da metodologia, perfil dos cursistas e formas de operacionalização para o dia12 de dezembro de 2016. Este projeto contemplará metodologia inovadora para a formação, consolidação e desenvolvimento de lideranças comprometidas com o interesse público e com a sustentabilidade.

Conforme a presidente da ACIOC, Tânia Durigon, o objetivo desse movimento é o de formar lideranças voltadas ao desenvolvimento recíproco das cidades abrangidas pela ACIOC. “Enquanto Associação Empresarial entendemos que somos três municípios – Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, e uma única cidade. Por esse motivo, necessitamos de lideranças que estejam voltadas ao interesse do seu município, mas também da coletividade. Não podemos mais pensar em desenvolvimento se não avaliarmos o contexto e criarmos estratégias regionais. Com esse pensamento iniciamos essa proposta de formação de lideranças que, sem dúvida, será um divisor de águas para a região”, afirmou Tânia ao completar que “essa proposta fez parte do compromisso assumido no Documento Voz Única que congrega ações específicas para o desenvolvimento recíproco dos três municípios”, completou.

Já a professora Eliane Salete Fillippim, Docente do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc e membro da Diretoria da SBAP, reforça a importância que o Projeto traz para o futuro da nossa região. “O foco é o desenvolvimento de lideranças que tenham visão de sustentabilidade e atuem ou queiram atuar no espaço público ou político. Compreendemos a relevância da liderança para coordenar processos de desenvolvimento regional, sobretudo uma liderança com perfil agregador e capaz de trabalhar em rede”, explicou.

No primeiro encontro, participaram lideranças locais, políticos eleitos para a próxima gestão, convidados, professores e representantes das entidades parceiras do projeto. A próxima etapa acontecerá no dia 12 de dezembro, às 19h, no Centro Empresarial da ACIOC em Joaçaba.

Fonte: Ascom ACIOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário