quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Pesquisa da Unoesc resulta na instalação de Estação Hidrométrica em Capinzal

Um projeto desenvolvido pelos professores da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes e Maurício Perazolli, submetido ao Fundo de Apoio à Pesquisa (FAPE) da universidade, resultou em uma importante contribuição à Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. Trata-se da instalação de uma Estação Hidrométrica no município Capinzal, que possibilitará o monitoramento do Rio do Peixe em vários aspectos, como nível e vazão da água.

O projeto, intitulado “Monitoramento Hidrométrico do Rio do Peixe no município de Capinzal – SC”, recebeu o investimento de R$ 20 mil, por meio do FAPE. A Estação é composta por três equipamentos: o pluviômetro, que mede a precipitação da chuva; o linígrafo, que tem a função de medir o nível da água do rio; e o datalogger, responsável pelo armazenamento dos dados registrados e transmissão via sinal GSM, para acompanhamento das informações de forma instantânea, com atualização a cada 10 minutos.

Conforme o professor Ricardo, que é pró-reitor de Graduação da Unoesc e integrante do Comitê Rio do Peixe, a meta é interligar a nova Estação de Capinzal à Agência Nacional de Águas (ANA), possibilitando que a mesma seja acessada por toda a população. Ele também informou que o Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (Simae) de Capinzal ficará responsável pela manutenção da Estação, sendo que todos os envolvidos poderão se beneficiar dos dados gerados.

— A Unoesc, mais uma vez, demonstra com ações a sua preocupação com o desenvolvimento regional e com a sustentabilidade ambiental, investindo em instalações que permitem ações de curto, médio e longo prazo naquela região da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe — disse.

O processo de instalação da Estação Hidrométrica em Capinzal ocorreu entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016. A partir do dia 24 de outubro teve início oficialmente a operação, oportunidade em que estiveram presentes representantes da Unoesc, do Comitê Rio do Peixe e do Simae.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário