terça-feira, 8 de novembro de 2016

Mais de 60 pessoas esperam na fila por cirurgias de catarata em Herval d’ Oeste

Aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (07), a Indicação de nº 053/2016, de autoria do vereador do PR Osni De Ávila que solicita que a Câmara de Vereadores devolva recursos para o Executivo Municipal para a realização de cirurgias de catarata.

O vereador também indica ao Poder Público Municipal que determine ao setor responsável à alocação de recursos necessários, com a inclusão de dotação específica no orçamento da Secretaria Municipal de Saúde, para possibilitar a realização de cirurgias de catarata, visando beneficiar a população hervalense, notadamente aqueles que não têm condições financeiras para arcar com os custos deste procedimento.

Osni destaca que a cirurgia de catarata (ou operação de catarata) é um procedimento cirúrgico que visa o tratamento da catarata ocular. O único procedimento ou tratamento disponível para a catarata é a cirurgia. Existem diferentes tipos de catarata sendo a senil a mais frequente e a que está relacionada com o envelhecimento afetando, habitualmente, o idoso. Há outros tipos de cataratas, designadamente a congênita.

“No nosso município tem mais de 60 pessoas na fila de espera, a maioria de idade. Sugiro que seja novamente feito um convênio com o Hospital de Fraiburgo, por ser mais perto, pois as cirurgias marcadas para Florianópolis levam de um a dois anos para que os pacientes sejam chamados, sem contar a longa distância que se torna muito cansativa para os pacientes que como já frisei, a maioria é de idosos”.

fonte: Joce Pereira/Câmara de Vereadores de Herval d’ Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário