quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Ligações para celular sem o nono dígito não serão completadas a partir desta quarta-feira em SC

A partir de quarta-feira, 16 de novembro, as ligações com oito dígitos para celular não serão mais completadas em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná. Desde o dia 6 deste mês, a inclusão do algarismo 9 antes do número de celular passou a valer na Região Sul, que foi a última do país a ter o sistema implementado. Quem ainda não atualizou a agenda do celular só conseguirá fazer ligações com oito dígitos até o dia 15. Depois, as chamadas serão interrompidas e uma mensagem solicitando o nono dígito é informada ao usuário.

A mudança foi estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio de uma resolução de 2010. O objetivo é aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular. Os números residenciais não sofrem alteração.

O acréscimo do nono dígito às linhas móveis permite que as possibilidades de variações de números salte de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números de celular.

Para os usuários que têm celulares mais antigos, nos quais não é possível baixar aplicativos, e em aparelhos com sistema operacional Windows Phone, um dos maiores desafios, e talvez o único incômodo, será atualizar a lista de contatos do celular manualmente. Já quem que tem smartphone iOs ou Android, pode acrescentar automaticamente o nono dígito à agenda telefônica por meio de apps gratuitos.

TIRE SUAS DÚVIDAS
O que fazer no WhatsApp?
O aplicativo vincula sua conta atual à sua conta com o novo número automaticamente – você não precisará fazer nada. Eles fazem todos os ajustes necessários para que você possa continuar a usar o WhatsApp sem a necessidade de criar uma nova conta. Em alguns casos, é possível que você veja duas conversas para um mesmo contato, com a diferença do nono dígito. Nestes casos você deve utilizar a conversa com o número modificado.
Por que os números dos telefones celulares terão nove dígitos?
O objetivo é ampliar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.
O nono dígito será adicionado aos números de todo o Brasil?
O nono dígito será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016. A inclusão do nono dígito ocorreu no DDD 11 em 2012. Em 2013, o nono dígito foi implementado nos demais DDDs do Estado de São Paulo (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) e nos DDDs dos Estados do Rio de Janeiro (21, 22 e 24) e do Espírito Santo (27 e 28) e assim por diante em todas as regiões. A a Sul é a última região do país a ter o sistema implementado
Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não, os números continuarão com oito dígitos.
O usuário de telefone fixo também terá de discar o nono dígito para chamadas a telefones celulares que ganharem o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone – seja fixo ou móvel – para um telefone celular que tenha o nono dígito acrescentado terá de acrescentar o 9 antes do número antigo.
As ligações serão completadas caso não seja incluído o número 9?
As ligações com oito dígitos ainda serão completadas entre o dia 6 e 15 de novembro deste ano.
Tenho um pedido de portabilidade pendente. O que acontecerá com ele?
O processo de portabilidade acontecerá normalmente.
Posso manter meu número atual sem acrescentar o nono dígito?
Não. A mudança afetará todos os celulares dos DDDs de SC, PR e RS.
Quem providenciará a alteração de minha da agenda do meu telefone?
Cabe ao próprio usuário providenciar essa mudança em sua agenda de contatos.
Os números de rádio vão mudar?
Os números usados como terminais de rádio não irão mudar, permanecendo com oito dígitos.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário